Se a sua empresa já faz inspeções de segurança frequentes ou se ainda está se preparando para iniciar esse processo, você vai precisar de um modelo de checklist.  

Veja aqui o que é essa ferramenta, alguns exemplos de checklist e aproveite para baixar gratuitamente os tipos de checklist mais utilizados.

O que é um modelo de checklist?

Um modelo de checklist é um documento que auxilia e aprimora as inspeções e auditorias na empresa. Esses processos exigem um exame detalhado tanto de equipamentos quanto de operações e processos.

O modelo apresenta uma estrutura pré-definida e genérica dos pontos importantes a serem observados numa vistoria. Ele deve ser usado como um  guia na construção do seu checklist definitivo, além de ajudar a padronizar os processos e controlar operações.

Inspeções e auditorias são parte importante da rotina de uma empresa. Além de otimizar o uso de equipamentos, podem ajudar a prevenir acidentes com os colaboradores e, como consequência, diminuir os gastos da empresa.

Checklists são ferramentas-chave em vistorias. Consiste em uma lista de verificação com tópicos referentes à fabricação de um produto ou prestação do serviço pela empresa.

Esses tópicos seguem as normas e padrões definidos pelos órgãos reguladores do setor, pelas boas práticas da empresa e os procedimentos empregados no processo que está sendo vistoriado

Checklists podem ser utilizados em qualquer segmento e são ferramentas importantes, muito utilizados  em inspeções de segurança do trabalho, prevenção de acidentes e gestão de qualidade e manutenção preventiva.

Mas checklists são bem mais do que simples registros. Na maioria dos processos não basta preenchê-los uma única vez, é preciso utilizá-los de forma rotineira para gerar um volume de informação que resultará em relatórios mais completos que suscitam insights valiosos para a gestão.

Por que usar modelos de checklist?

Por que usar modelos de checklist?

Você pode estar se perguntando: mas por que eu preciso de modelos de checklist para fazer as inspeções da minha empresa? 

Um modelo de checklist traz as principais diretrizes para a verificação de processos e serve de ponto de partida para a criação do seu próprio checklist, adequado às especificidades da sua empresa. 

Vamos te dar três exemplos pelos quais é importante usar modelos e implementar checklists aos processos de inspeção.

Verificar necessidades de reparo em equipamentos

Maquinário com problema é um dos principais fatores de acidentes no trabalho e queda de produtividade. A melhor maneira de evitar isso é realizar inspeções periódicas que possam antecipar futuras falhas e suas consequências – tanto para a empresa quanto para o colaborador.

Se você nunca fez um checklist de reparo de equipamentos, um modelo de checklist é uma ferramenta muito útil para agilizar o processo e ter algo no que se basear em vez de construir o seu próprio checklist do zero.

Auxiliar as equipes com procedimentos e informações

Quanto mais informada estiver a equipe sobre os problemas a serem resolvidos, menos tempo será necessário e mais eficiente o resultado dos procedimentos a serem realizados.

Um checklist de manutenção preventiva, por exemplo, possibilita a criação de um cronograma de monitoramento constante e de reparos a serem realizados em momentos que não prejudicarão a produção.

Modelos de checklist para esse objetivo, cobrem todos os pontos sensíveis de uma operação que demanda atenção redobrada.

Organizar e estabelecer prioridades

Outra vantagem de utilizar um modelo de checklist é estabelecer prioridades no que precisa ser tratado.

Caso a sua empresa já utilize checklist para isso, o modelo irá garantir que estejam condizentes com a realidade do mercado e englobem todas as questões importantes para o segmento.

Na manutenção preditiva, por exemplo, é crucial medir o tempo de vida útil de componentes de um equipamento e analisar os riscos eminentes em procedimentos de rotina, antes mesmo que comecem a dar problemas.

6 exemplos de checklist (com modelo para download)

Modelos de checklist para baixar: veja os 6 principais

Existem inúmeros modelos de checklist, também conhecidos como listas de verificação. Abaixo estão os seis tipos de checklist mais utilizados com modelos prontos para você fazer o download gratuito e começar a usar imediatamente.

Segurança do trabalho

Um checklist de segurança do trabalho tem como objetivo verificar procedimentos, ambientes e equipamentos que estejam fora da conformidade e que podem oferecer riscos de acidente ou prejudicar a saúde do trabalhador.

Além de verificar se todos os requisitos obrigatórios estão sendo cumpridos, esse checklist também permite analisar as condições de uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Alguns pontos abordados em um checklist de segurança do trabalho são:

  • sinalização de segurança e iluminação;
  • verificação das instalações elétricas;
  • verificação das instalações sanitárias;
  • verificação dos alarmes de incêndio.

Baixe nosso modelo gratuito de checklist para segurança do trabalho.

Segurança alimentar

Empresas do ramo de food service precisam seguir as diretrizes de segurança alimentar, tanto no que diz respeito à manipulação dos alimentos quanto à higienização, em geral. 

Quanto maior a operação, maior a quantidade de itens monitorados. Um checklist de segurança alimentar é essencial para cumprir todas as exigências do setor e da ANVISA. Entre elas:

  • higiene do ambiente;
  • limpeza de utensílios e móveis;
  • conservação dos equipamentos;
  • armazenamento de produtos;
  • higiene dos colaboradores.

Baixe nosso modelo gratuito de checklist para segurança alimentar.

Manutenção predial

A administração de condomínios e obras requer muita atenção e responsabilidade. Há muitos detalhes a serem observados, bem como muitas pessoas envolvidas em todas as etapas de conservação e segurança.

Quanto mais automatizadas, padronizadas e organizadas forem as verificações, melhor o tempo será aproveitado para planejar e controlar adequadamente todos os serviços realizados. Por isso, um checklist de manutenção predial é indispensável.

Um checklist de manutenção predial:

  • comprova a execução correta das manutenções;
  • evita a depreciação do imóvel;
  • aumenta a vida útil de equipamentos;
  • garante a periodicidade das manutenções;
  • estabelece uma padronização dos serviços.

Baixe nosso modelo gratuito de checklist para manutenção predial.

Farmácias

As farmácias são controladas e fiscalizadas pela ANVISA, portanto precisam atender às normas exigidas pelo órgão e isso exige a realização de conferências diárias dos processos envolvidos.

Ao responsável técnico cabe a realização de inspeções que incluem:

  • colocação de placas de identificação;
  • validade dos remédios convencionais;
  • validade dos remédios controlados;
  • identificação dos remédios em promoção;
  • visibilidade da vigência dos alvarás.

Um modelo de checklist para farmácias irá otimizar o tempo do profissional além de garantir a eficiência do processo.

Baixe nosso modelo gratuito de checklist para farmácias.

Operações industriais

Operações industriais demandam inspeções constantes de modo a garantir a segurança e a produtividade, auxiliando na manutenção dos processos e na criação de planos de ação.

O uso de modelos de checklist para as indústrias permite realizar avaliações periódicas e otimização dos seguintes processos:

  • manutenções preventivas, preditivas e corretivas;
  • atendimento às normas e padrões do setor;
  • cumprimento das Normas Regulamentadoras (NRs);
  • implementação de rotinas de produção.

Baixe nosso modelo gratuito de checklist de operações e qualidade para indústrias

Delivery

O Brasil foi destaque no segmento de delivery no ano de 2000, segundo dados do site Statista. O país foi responsável por quase metade do mercado da América Latina, chegando a 48,77%.

A situação de pandemia ajudou a fortalecer o mercado, que segue em crescimento esse ano. Para acompanhar essa tendência, os estabelecimentos precisam estar atentos a práticas que atendam às normas e evitem prejuízos.

Algumas ações indispensáveis são:

  • planejar a compra de matérias-primas;
  • investir em embalagens adequadas;
  • manter a organização da cozinha;
  • oferecer um atendimento de excelência.

Baixe nosso modelo gratuito de checklist para delivery

Moki Checklist: o software ideal para gestão de informação

Como vimos aqui, não importa o produto ou serviço que sua empresa ofereça, a necessidade de auditorias é constante. E manter-se atento a todas as normas e padrões pode se tornar complicado caso você não tenha a ferramenta adequada.

Um modelo de checklist pode ajudar a dar o primeiro passo para a implementação de uma auditoria de inspeções, que agilize o cumprimento de todas as etapas e garanta a execução atendendo às normas reguladoras do setor.

Auditorias ficam ainda mais fáceis e ricas com uma ferramenta digital. No Moki Checklist você configura checklists que podem ser respondidos pelo app, agilizando a coleta de informações de campo, evita falhas manuais e retrabalho. 

Além disso, o Moki ainda compila os dados coletados em campo e fornece indicadores em tempo real para tomada de decisões.

Seja qual for a sua área de atuação, o Moki é o software ideal para a gestão de informação. Desde a coleta, com checklists inteligentes e fáceis de usar, até a compilação de dados, com a geração de relatórios e dashboards que permitem realizar análises profundas e contribuem para promover a melhoria contínua na sua empresa.