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Cultura de Dados: como implementar a Gestão por Dados?

Atualizado: 3 de mai. de 2023



Na era digital, a gestão orientada por dados (data driven) é o diferencial para a vantagem competitiva das empresas.

Saem de campo os achismos e o "sempre foi assim" e entra a inteligência de dados: diagnóstico e análise estratégica das informações geradas pelo próprio negócio.

Assim, para implementar uma Gestão por Dados o primeiro passo é gerar um ambiente favorável à documentação de informações e à análise estratégica, aberto a mudanças e riscos.

Apenas a coleta de dados não gera transformação, nem traz valor para o negócio.

O diferencial da cultura de dados está na análise, na capacidade de cruzar informações e ter insights relevantes, alinhados ao objetivo estratégico, realizando rapidamente as mudanças necessárias a partir dessas análises. 

Nesse artigo você encontrará dicas para adotar uma cultura data driven, gerindo processos com eficiência, reduzindo custos e perdas e aumentando a vantagem competitiva, a partir da análise crítica de seus dados.

Cultura de dados: o que significa?

A cultura de dados é a habilidade de transformar os dados gerados constantemente na rotina da operação em informações que trazem valor para o negócio, através de insights e estratégias efetivas de atuação. 

Quando sua empresa vende um produto, por exemplo, uma série de eventos acontece.

Se esses eventos são documentados e analisados apropriadamente, podem refinar a operação, trazendo economia, aumentando a produtividade e tornando as atividades mais ágeis e eficientes. 

Apesar da relevância estratégica da cultura de dados, muitas empresas não costumam documentar os dados gerados.

Já outras registram tudo, mas não analisam corretamente com foco em transformá-los em valor para o negócio.

Há ainda, as empresas que chegam a diagnosticar possibilidades transformadoras para o negócio, mas não conseguem colocar as ações em prática com agilidade e eficiência.

Assim, implementar a cultura de dados em uma empresa não se limita a contratar um gerente, uma ferramenta, ou os dois. Ela deve ser uma mudança sistêmica e precisa começar hoje para garantir a vantagem competitiva de sua empresa no cenário atual.  

Quais são os benefícios de uma boa gestão de dados?


Transformação cultural

A boa gestão de dados começa pela disseminação da cultura de dados para toda a equipe, fazendo com que os colaboradores adotem uma ação mais crítica, ativa e alinhada com o objetivo estratégico da empresa. 

Nesse sentido, cada colaborador na sua área de atuação passa a entender como seu trabalho impacta as necessidades do cliente final e o objetivo do negócio, catalisando seus esforços para a postura orientada a resultados e aberta a mudanças, que a cultura data driven demanda.  

Domínio do negócio

A cultura de dados proporciona um melhor conhecimento do negócio, suas possíveis ameaças e dos melhores caminhos a serem seguidos. 

A análise de dados pode, por exemplo, ajudar a conhecer e prever o ciclo de vida de suas linhas de produto, identificando os produtos promissores, os que geram valor e os que estão em queda, por exemplo.

Pode também revelar sazonalidades do negócio, para que você direcione de maneira inteligente os investimentos na produção e nas estratégias de venda.

Outro aspecto relevante para o negócio trazido pela cultura de dados é o refinamento das relações com os clientes. Uma análise dos históricos de compras, por exemplo, pode revelar informações valiosas para potencializar o resultado do negócio.  

Gestão de processos mais eficiente

Com a tecnologia adequada de coleta de dados, a empresa pode ter em mãos informações valiosas para otimizar a gestão de operações: como descobrir atividades redundantes, falhas recorrentes, excesso de controles, lentidão de execução e muito mais. 

Dependendo da ferramenta adotada, é possível disparar ações a partir da análise de performance de dados e agir instantaneamente em falhas na operação.

Redução de custos

Outro benefício trazido pela cultura de dados é a análise de cenários, que permite a otimização dos gastos como, por exemplo, na compra de insumos.

Além disso, propicia melhores negociações com fornecedores; revela sobreposição de atividades para otimizações no quadro de funcionários e muito mais. 

Prevenção de perdas

Também pela análise de dados da operação é possível prevenir perdas, já que são evidenciados erros de processo e execução que podem ser corrigidos de maneira imediata.

Elementos essenciais em uma cultura data-driven

Estudos já comprovaram que o sucesso da implementação de uma cultura data-driven nas empresas está extremamente relacionado com o senso de propósito dessa cultura para as pessoas. Ou seja, os dados trabalham para as pessoas, e não o contrário.

É importante fazer com que a equipe veja valor nas informações trazidas pela tecnologia. Assim, cabe aos gestores analisar e promover esses benefícios de maneira efetiva. A comunicação nesse sentido é essencial.

Divulgar para todas as áreas as contribuições dos dados faz com que a atividade deixe de ser vista como sobrecarga e controle, e assuma seu lugar de colaboradora indispensável para a vantagem competitiva do negócio.

E como mudança de cultura, ela deve permear todas as áreas da empresa, sem data para acabar.

É uma mudança de atitude constante, que apura o senso crítico da equipe, alinhando os colaboradores com o objetivo estratégico e com a ação rápida, focada na tomada assertiva de decisão. Para isso é fundamental:

Leia também:

1 - Ter objetivo claro;

A coleta de dados deve partir de objetivos claros, alinhados à estratégia da empresa. A coleta e análise de informações desnecessárias e irrelevantes, além de gerar desperdício de tempo, pode direcionar os esforços de produção para o lugar errado.

Assim, o importante não é o volume de dados coletados e sim o alinhamento da análise de acordo com a hierarquia de problemas e objetivos de seu negócio. 

2 - Ser acessível para todos;

Sabe a tabela do campeonato de futebol? O que você quer para a sua empresa é ter indicadores que todos acompanhem com um misto de ânimo e ansiedade.

Dados transversais que afetem o resultado de todas as áreas da empresa e que instiguem na equipe o interesse e apreço pela cultura de dados.

Algumas companhias têm e-mails periódicos informando rankings de venda, índices de conversão, ou qualquer outro dado que sinalize o desempenho do negócio e o impacto do trabalho da equipe para esse resultado. 

Esse é o primeiro passo para educar o interesse por dados, mas uma ferramenta de tecnologia eficaz pode fazer ainda mais, sendo um painel onde todos podem acessar os dados com facilidade, participar e acompanhar o resultado da empresa. 

3 - Estar disposto a assumir riscos;

A qualidade da análise de dados vem com a disposição do negócio a riscos. Isso acontece porque o bom estudo dos dados da empresa traz insights criativos acompanhados da possibilidade de mudança.

Na verdade, o maior desafio da gestão na cultura de dados é saber quais riscos assumir, já que as mudanças com maior potencial de impacto no resultado podem trazer riscos.

O importante na cultura de dados é estar aberto. Experimentar e criar com agilidade e eficiência, tendo conhecimento dos riscos envolvidos para prevenir possíveis problemas.

4 - Ter catalisadores na equipe;

Para a cultura de dados dar certo é essencial uma pessoa, ou pessoas, façam essa ponte entre a análise de dados e a operação.

Essa também pode ser uma atribuição dos gerentes de área, que fazem a ligação entre os objetivos estratégicos da alta gestão e a operação. Mas cuidado com a sobrecarga de trabalho!

O importante é que os catalisadores sejam os donos da cultura de dados, analisando as possibilidades e promovendo seus benefícios para toda a equipe.

Aplicações da análise de dados nos processos de decisão e gestão

A estratégia de dados é a melhor aliada da gestão contemporânea.

Ela permite que os gestores obtenham melhores resultados, sem necessariamente ter que trabalhar mais, já que as informações reunidas potencializam diversos aspectos da operação e sua gestão.

Com a ajuda de um software de coleta e análise de dados, os gestores podem otimizar processos, trabalhar com mais assertividade e acompanhar a operação de perto, fazendo ajustes e definindo novas estratégias sempre que for preciso. 

Além disso, com os dados dos sistemas, os feedbacks para a equipe passam a ser objetivos e baseados em dados. 

Outro aspecto relevante da cultura de dados é sua contribuição para o processo decisório dos gestores. Com a possibilidade de acompanhar indicadores objetivos, os gestores podem tomar decisões embasadas e assertivas.

No entanto, para fazer o melhor uso da tecnologia é fundamental que o gestor escolha onde focar seus esforços, evitando ser soterrado pelo enorme volume de dados disponibilizado pelas ferramentas.

Como implementar uma cultura orientada a dados? 4 dicas eficazes

1 - Foque no essencial;

Com a possibilidade de analisar tudo, muitos gestores acabam se perdendo. O segredo é focar no essencial, nas informações-chave para o seu negócio.

Faça o caminho inverso. Olhe o objetivo final da sua empresa e as áreas que trarão possivelmente mais retorno. São essas áreas que você quer conhecer de perto e acompanhar.

2 - Transforme a cultura;

O principal é mudar a cultura da empresa para uma ação orientada por dados. Então, escolha os indicadores de maior impacto e adesão pela equipe.

Divulgue esses indicadores, faça cruzamentos, mostre as relações dos dados com o dia a dia da operação. Quando todos enxergarem o propósito dos indicadores e seus benefícios, a nova cultura atravessará a empresa.

3 - Estabeleça rotinas de acompanhamento;

Acompanhe a evolução dos indicadores periodicamente. Cada indicador ganha relevância em um período de tempo.

Observe esses períodos e defina sua rotina de acompanhamento (semanal, mensal, trimestral). Isso é gestão. Consultar os indicadores antes de seu período de relevância é pouco produtivo.

4 - Escolha um líder;

O líder é quem garante o sucesso do negócio. Ter uma pessoa responsável por acompanhar métricas, gerar relatórios e garantir o alinhamento das análises com o objetivo do negócio, pode ser fundamental.

Esse profissional terá uma visão sistêmica dos indicadores da empresa, acompanhando os resultados a serem alcançados em todas as áreas.

Como escolher a ferramenta ideal?

A primeira coisa que você precisa ter em mente é que a cultura de dados é um mindset. Uma mudança na maneira de gerir e tomar decisões baseada em dados gerados na operação, e não em “feeling”.

Hoje o mercado oferece sistemas gerenciadores de processos empresariais robustos, que oferecem dados organizados em relatórios, e que permitem a integração e divulgação desses dados para toda empresa.

Nesse sentido, dada a importância da cultura de dados para a competitividade das empresas, esse é um investimento que traz retorno certo e deve ser feito, assim que possível.

Ao escolher seu sistema, prefira plataformas customizáveis, como o Moki, que oferece a possibilidade de acompanhar os diversos pontos da operação como se você estivesse lá, inclusive com evidências fotográficas.

Além de oferecer relatórios customizáveis e permitir o cruzamento de dados e o acompanhamento de indicadores, com o Moki você pode definir ações instantâneas, indicando responsáveis e prazos de implementação dos ajustes e mudanças na operação.

Você também pode criar checklists para coletar dados específicos, que podem ser cruzados com outros indicadores, gerando uma valiosa fonte de informação para gestão, o que garante uma melhoria contínua dos processos.

Conclusão

Como pudemos ver, a cultura de dados é um modelo de gestão organizacional em que todas as decisões e ações são definidas e planejadas a partir da análise de dados e do cruzamento de informações.

Essa nova abordagem de gestão da era digital proporciona ao gestor um volume de dados relevantes, que traz mais qualidade para o processo decisório e produtividade para a operação, reduzindo custos e auxiliando a prevenção de perdas em potencial.

Ao adotar a cultura de dados, a empresa garante sua vantagem competitiva, sua produtividade e assegura a otimização dos seus resultados.

Assim, os investimentos em capital humano e em tecnologia para dar suporte a cultura de dados são sempre estratégicos.

Por isso, não perca tempo! Escolha um software de gestão completo e customizável como o Moki, e veja a cultura de sua empresa mudar para uma postura integrada, ágil e orientada a resultados. Os benefícios são transformadores!

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