Na era digital, a gestão orientada por dados (data driven) é o diferencial para a vantagem competitiva das empresas.
Saem de campo os achismos e o "sempre foi assim" e entra a inteligência de dados: diagnóstico e análise estratégica das informações geradas pelo próprio negócio.
Assim, para implementar uma Gestão por Dados o primeiro passo é gerar um ambiente favorável à documentação de informações e à análise estratégica, aberto a mudanças e riscos.
Apenas a coleta de dados não gera transformação, nem traz valor para o negócio.
O diferencial da cultura de dados está na análise, na capacidade de cruzar informações e ter insights relevantes, alinhados ao objetivo estratégico, realizando rapidamente as mudanças necessárias a partir dessas análises.
Nesse artigo você encontrará dicas para adotar uma cultura data driven, gerindo processos com eficiência, reduzindo custos e perdas e aumentando a vantagem competitiva, a partir da análise crítica de seus dados.
Cultura de dados: o que significa?
A cultura de dados é a habilidade de transformar os dados gerados constantemente na rotina da operação em informações que trazem valor para o negócio, através de insights e estratégias efetivas de atuação.
Quando sua empresa vende um produto, por exemplo, uma série de eventos acontece.
Se esses eventos são documentados e analisados apropriadamente, podem refinar a operação, trazendo economia, aumentando a produtividade e tornando as atividades mais ágeis e eficientes.
Apesar da relevância estratégica da cultura de dados, muitas empresas não costumam documentar os dados gerados.
Já outras registram tudo, mas não analisam corretamente com foco em transformá-los em valor para o negócio.
Há ainda, as empresas que chegam a diagnosticar possibilidades transformadoras para o negócio, mas não conseguem colocar as ações em prática com agilidade e eficiência.
Assim, implementar a cultura de dados em uma empresa não se limita a contratar um gerente, uma ferramenta, ou os dois. Ela deve ser uma mudança sistêmica e precisa começar hoje para garantir a vantagem competitiva de sua empresa no cenário atual.
Quais são os benefícios de uma boa gestão de dados?
Transformação cultural
A boa gestão de dados começa pela disseminação da cultura de dados para toda a equipe, fazendo com que os colaboradores adotem uma ação mais crítica, ativa e alinhada com o objetivo estratégico da empresa.
Nesse sentido, cada colaborador na sua área de atuação passa a entender como seu trabalho impacta as necessidades do cliente final e o objetivo do negócio, catalisando seus esforços para a postura orientada a resultados e aberta a mudanças, que a cultura data driven demanda.
Domínio do negócio
A cultura de dados proporciona um melhor conhecimento do negócio, suas possíveis ameaças e dos melhores caminhos a serem seguidos.
A análise de dados pode, por exemplo, ajudar a conhecer e prever o ciclo de vida de suas linhas de produto, identificando os produtos promissores, os que geram valor e os que estão em queda, por exemplo.
Pode também revelar sazonalidades do negócio, para que você direcione de maneira inteligente os investimentos na produção e nas estratégias de venda.
Outro aspecto relevante para o negócio trazido pela cultura de dados é o refinamento das relações com os clientes. Uma análise dos históricos de compras, por exemplo, pode revelar informações valiosas para potencializar o resultado do negócio.
Gestão de processos mais eficiente
Com a tecnologia adequada de coleta de dados, a empresa pode ter em mãos informações valiosas para otimizar a gestão de operações: como descobrir atividades redundantes, falhas recorrentes, excesso de controles, lentidão de execução e muito mais.
Dependendo da ferramenta adotada, é possível disparar ações a partir da análise de performance de dados e agir instantaneamente em falhas na operação.
Redução de custos
Outro benefício trazido pela cultura de dados é a análise de cenários, que permite a otimização dos gastos como, por exemplo, na compra de insumos.
Além disso, propicia melhores negociações com fornecedores; revela sobreposição de atividades para otimizações no quadro de funcionários e muito mais.
Prevenção de perdas
Também pela análise de dados da operação é possível prevenir perdas, já que são evidenciados erros de processo e execução que podem ser corrigidos de maneira imediata.
Elementos essenciais em uma cultura data-driven
Estudos já comprovaram que o sucesso da implementação de uma cultura data-driven nas empresas está extremamente relacionado com o senso de propósito dessa cultura para as pessoas. Ou seja, os dados trabalham para as pessoas, e não o contrário.
É importante fazer com que a equipe veja valor nas informações trazidas pela tecnologia. Assim, cabe aos gestores analisar e promover esses benefícios de maneira efetiva. A comunicação nesse sentido é essencial.
Divulgar para todas as áreas as contribuições dos dados faz com que a atividade deixe de ser vista como sobrecarga e controle, e assuma seu lugar de colaboradora indispensável para a vantagem competitiva do negócio.
E como mudança de cultura, ela deve permear todas as áreas da empresa, sem data para acabar.
É uma mudança de atitude constante, que apura o senso crítico da equipe, alinhando os colaboradores com o objetivo estratégico e com a ação rápida, focada na tomada assertiva de decisão. Para isso é fundamental:
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1 - Ter objetivo claro;
A coleta de dados deve partir de objetivos claros, alinhados à estratégia da empresa. A coleta e análise de informações desnecessárias e irrelevantes, além de gerar desperdício de tempo, pode direcionar os esforços de produção para o lugar errado.
Assim, o importante não é o volume de dados coletados e sim o alinhamento da análise de acordo com a hierarquia de problemas e objetivos de seu negócio.
2 - Ser acessível para todos;
Sabe a tabela do campeonato de futebol? O que você quer para a sua empresa é ter indicadores que todos acompanhem com um misto de ânimo e ansiedade.
Dados transversais que afetem o resultado de todas as áreas da empresa e que instiguem na equipe o interesse e apreço pela cultura de dados.
Algumas companhias têm e-mails periódicos informando rankings de venda, índices de conversão, ou qualquer outro dado que sinalize o desempenho do negócio e o impacto do trabalho da equipe para esse resultado.
Esse é o primeiro passo para educar o interesse por dados, mas uma ferramenta de tecnologia eficaz pode fazer ainda mais, sendo um painel onde todos podem acessar os dados com facilidade, participar e acompanhar o resultado da empresa.
3 - Estar disposto a assumir riscos;
A qualidade da análise de dados vem com a disposição do negócio a riscos. Isso acontece porque o bom estudo dos dados da empresa traz insights criativos acompanhados da possibilidade de mudança.
Na verdade, o maior desafio da gestão na cultura de dados é saber quais riscos assumir, já que as mudanças com maior potencial de impacto no resultado podem trazer riscos.
O importante na cultura de dados é estar aberto. Experimentar e criar com agilidade e eficiência, tendo conhecimento dos riscos envolvidos para prevenir possíveis problemas.
4 - Ter catalisadores na equipe;
Para a cultura de dados dar certo é essencial uma pessoa, ou pessoas, façam essa ponte entre a análise de dados e a operação.
Essa também pode ser uma atribuição dos gerentes de área, que fazem a ligação entre os objetivos estratégicos da alta gestão e a operação. Mas cuidado com a sobrecarga de trabalho!
O importante é que os catalisadores sejam os donos da cultura de dados, analisando as possibilidades e promovendo seus benefícios para toda a equipe.
Aplicações da análise de dados nos processos de decisão e gestão
A estratégia de dados é a melhor aliada da gestão contemporânea.
Ela permite que os gestores obtenham melhores resultados, sem necessariamente ter que trabalhar mais, já que as informações reunidas potencializam diversos aspectos da operação e sua gestão.
Com a ajuda de um software de coleta e análise de dados, os gestores podem otimizar processos, trabalhar com mais assertividade e acompanhar a operação de perto, fazendo ajustes e definindo novas estratégias sempre que for preciso.
Além disso, com os dados dos sistemas, os feedbacks para a equipe passam a ser objetivos e baseados em dados.
Outro aspecto relevante da cultura de dados é sua contribuição para o processo decisório dos gestores. Com a possibilidade de acompanhar indicadores objetivos, os gestores podem tomar decisões embasadas e assertivas.
No entanto, para fazer o melhor uso da tecnologia é fundamental que o gestor escolha onde focar seus esforços, evitando ser soterrado pelo enorme volume de dados disponibilizado pelas ferramentas.
Como implementar uma cultura orientada a dados? 4 dicas eficazes
1 - Foque no essencial;
Com a possibilidade de analisar tudo, muitos gestores acabam se perdendo. O segredo é focar no essencial, nas informações-chave para o seu negócio.
Faça o caminho inverso. Olhe o objetivo final da sua empresa e as áreas que trarão possivelmente mais retorno. São essas áreas que você quer conhecer de perto e acompanhar.
2 - Transforme a cultura;
O principal é mudar a cultura da empresa para uma ação orientada por dados. Então, escolha os indicadores de maior impacto e adesão pela equipe.
Divulgue esses indicadores, faça cruzamentos, mostre as relações dos dados com o dia a dia da operação. Quando todos enxergarem o propósito dos indicadores e seus benefícios, a nova cultura atravessará a empresa.
3 - Estabeleça rotinas de acompanhamento;
Acompanhe a evolução dos indicadores periodicamente. Cada indicador ganha relevância em um período de tempo.
Observe esses períodos e defina sua rotina de acompanhamento (semanal, mensal, trimestral). Isso é gestão. Consultar os indicadores antes de seu período de relevância é pouco produtivo.
4 - Escolha um líder;
O líder é quem garante o sucesso do negócio. Ter uma pessoa responsável por acompanhar métricas, gerar relatórios e garantir o alinhamento das análises com o objetivo do negócio, pode ser fundamental.
Esse profissional terá uma visão sistêmica dos indicadores da empresa, acompanhando os resultados a serem alcançados em todas as áreas.
Como escolher a ferramenta ideal?
A primeira coisa que você precisa ter em mente é que a cultura de dados é um mindset. Uma mudança na maneira de gerir e tomar decisões baseada em dados gerados na operação, e não em “feeling”.
Hoje o mercado oferece sistemas gerenciadores de processos empresariais robustos, que oferecem dados organizados em relatórios, e que permitem a integração e divulgação desses dados para toda empresa.
Nesse sentido, dada a importância da cultura de dados para a competitividade das empresas, esse é um investimento que traz retorno certo e deve ser feito, assim que possível.
Ao escolher seu sistema, prefira plataformas customizáveis, como o Moki, que oferece a possibilidade de acompanhar os diversos pontos da operação como se você estivesse lá, inclusive com evidências fotográficas.
Além de oferecer relatórios customizáveis e permitir o cruzamento de dados e o acompanhamento de indicadores, com o Moki você pode definir ações instantâneas, indicando responsáveis e prazos de implementação dos ajustes e mudanças na operação.
Você também pode criar checklists para coletar dados específicos, que podem ser cruzados com outros indicadores, gerando uma valiosa fonte de informação para gestão, o que garante uma melhoria contínua dos processos.
Conclusão
Como pudemos ver, a cultura de dados é um modelo de gestão organizacional em que todas as decisões e ações são definidas e planejadas a partir da análise de dados e do cruzamento de informações.
Essa nova abordagem de gestão da era digital proporciona ao gestor um volume de dados relevantes, que traz mais qualidade para o processo decisório e produtividade para a operação, reduzindo custos e auxiliando a prevenção de perdas em potencial.
Ao adotar a cultura de dados, a empresa garante sua vantagem competitiva, sua produtividade e assegura a otimização dos seus resultados.
Assim, os investimentos em capital humano e em tecnologia para dar suporte a cultura de dados são sempre estratégicos.
Por isso, não perca tempo! Escolha um software de gestão completo e customizável como o Moki, e veja a cultura de sua empresa mudar para uma postura integrada, ágil e orientada a resultados. Os benefícios são transformadores!
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