Moki Checklist

Como fazer um plano de prevenção de perdas?

Prevenção de perdas: o que é e como fazer um plano eficiente?

O que é prevenção de perdas?

A prevenção de perdas é um esforço conjunto do negócio para reduzir toda e qualquer perda de lucro. Muitos gestores atribuem as rotinas para evitar perdas apenas ao varejo, mas esse pode ser um esforço de gestão valioso para qualquer negócio.

Fazer um plano de ação para prevenção de perdas vai ajudar sua empresa a combater desperdícios por erros de processo, falhas na contabilidade, fraudes, furtos e qualquer outro ponto de controle que ainda precise ser implementado para garantir que seus lucros não se deteriorem.

Veja nesse artigo mais detalhes para garantir uma operação sem prejuízos.

Prevenção de perdas em supermercados

A prevenção de perdas em supermercado envolve desde a organização e planejamento das prateleiras até a fiscalização para prevenção de furto.

Prevenir perdas pode gerar um crescimento relevante no lucro da operação, já que de acordo com a 20ª Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro de Supermercados, as perdas no setor representaram cerca de 1,82% do faturamento bruto no ano de 2019.

Veja no gráfico abaixo as principais causas de perdas no setor identificadas em 204 redes.

Principais causas de perdas em supermercados

Assim, para reduzir perdas e melhorar o desempenho operacional e financeiro do seu negócio, o primeiro passo é monitorar processos de compra, recebimento, armazenagem e exposição dos produtos, através do acompanhamento de suas etapas por grupos de checklist para prevenção de perdas supermercado, por exemplo.

Outros pontos de observação são as possíveis perdas administrativas e de gestão, como:

  • Perdas por falhas de Gestão de Estoque;
  • Baixa produtividade por problema no desempenho de colaboradores, como caixas lentos, por exemplo;
  • Perdas de negociação por falta de planejamento, de conhecimento da tributação, por rupturas de compra ou contratos mal dimensionados;
  • Prejuízos financeiros, por problemas de faturamento, inadimplência e até mesmo assaltos e roubos.

Dessa forma, manter o foco em evitar perdas desnecessárias pode ser tão importante para o empresário quanto a busca por comprar melhor e reduzir despesas, especialmente no setor de supermercados em que os pontos de ajuste da operação podem trazer um resultado financeiro alto.

Previna perdas no seu supermercado com o Moki Checklist

Prevenção de perdas na logística

Em logística, as oportunidades de prevenir perdas, tanto por evitar desperdício, quanto por otimizar a operação, são inúmeras. Mais uma vez, o segredo é observar com atenção e as oportunidades vão com certeza aparecer.

De controles macro como transporte e distribuição, até detalhes valiosos como embalagem e organização de prateleiras de supermercado, uma boa operação logística pode impactar positivamente o seu resultado financeiro.

Desenvolva checklists para prevenir perdas na logística, olhando de perto os itens a seguir de sua operação:

  • Verifique as etapas de transporte;
  • Monitore o armazenamento;
  • Analise as possibilidades de embalagem;
  • Faça uma política para itens danificados em estoque.

Esses são alguns pontos, mas apenas a observação cuidadosa da sua operação dirá onde você pode rever práticas e procedimentos para maximizar seus resultados.

Prevenção de perdas na logística

Qual a função de um fiscal de prevenção de perdas?

O fiscal responsável por prevenir perdas fiscaliza a entrada e saída de clientes, funcionários e mercadorias no ponto de venda, observa a movimentação de pessoas suspeitas e controla procedimentos para proteger o patrimônio físico e pessoal da empresa.

O fiscal também pode trabalhar no estoque, controlando a entrada e saída de mercadorias e verificando as entregas e sua conformidade com a ordem de compra.

Qual o salário de um fiscal de prevenção e perdas?

O salário de um fiscal de perdas pode variar de acordo com o escopo da sua função, mas a média salarial fica em torno de R$1.200,00.

Como esse é o profissional responsável por monitorar a operação para evitar desperdícios, dependendo da natureza do negócio e de sua função na empresa, a faixa salarial desse profissional pode variar bastante.

Como fazer um plano de ação de prevenção de perdas?

O primeiro passo para um plano de ação de prevenção de perdas é o mapeamento de processos:

  • Observe e defina quais são os possíveis pontos de perda da operação;
  • Previna fraude ou erro de fornecedor em entregas;
  • Evite desperdício de estoque através de um checklist de Gestão de Estoque;
  • Proteja seu inventário de furtos externos (clientes) e internos (funcionários);
  • Corrija falhas ou erros administrativos, de contabilidade ou de precificação;
  • Descubra perdas de oportunidade (negociação, promoção, logística, entre outros).

Seja objetivo no seu planejamento. Ataque primeiro os pontos que podem ser solucionados mais rápido e que, ao mesmo tempo, possam trazer maior resultado financeiro.

Você sempre terá ajustes a fazer, mas se mantiver um checklist de acompanhamento por ordem de prioridade, o controle ficará muito mais fácil.

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Conte com o Moki Checklist para prevenção de perdas

O Moki Checklist pode ser um grande aliado na prevenção de perdas. Softwares de gestão de processos, como o Moki, contribuem para o aperfeiçoamento e a eficiência da operação, reduzindo as perdas e gerando resultados financeiros consistentes.

Com o Moki, você pode cadastrar checklists de controle dos principais pontos de perdas, de verificação de entregas de mercadorias ou de auditoria de estoque, por exemplo. Depois, é possível analisar os resultados e promover a melhoria contínua.

Para criar o checklist, primeiro observe e mapeie a operação e defina em que pontos o checklist pode ser aplicado, estabelecendo as etapas que devem ser cumpridas para o aperfeiçoamento de cada etapa do processo do fluxo de trabalho.

Por exemplo, se for adotar um checklist de prevenção de furtos, determine quais os pontos de controle que a pessoa responsável pela fiscalização deve acompanhar.

Mas antes de tudo, os pontos de ajuste da operação são inúmeros, então crie também um checklist de quais são esses pontos colocando no topo da hierarquia aqueles que têm maior potencial de impacto financeiro para a sua operação.

Assim, você poderá evoluir passo a passo, estabelecendo as prioridades para os outros membros da equipe. A clareza de objetivo, o acompanhamento sistemático e a comunicação trarão resultados rápidos para evitar perdas.

Conclusão

Como você pôde ver, quando o assunto é prevenir perdas o resultado do controle rigoroso é lucro!

Então não perca mais tempo. Comece a montar o checklist dos pontos cruciais que podem reduzir perdas e trazer, com rapidez, maior resultado financeiro para a sua operação.

Organize as prioridades e depois desdobre o seu checklist em outros checklists para a sua equipe. Em pouco tempo você vai ver seu resultado crescer de maneira relevante, sem precisar vender um item a mais no caixa.

Conte com o Moki Checklist para prevenir perdas no seu supermercado!

Ilustração de cesta de supermercados com pão, maçã, uva e suco de laranja

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