Neste artigo vamos falar sobre a prevenção de acidentes de trabalho e as ferramentas disponíveis para a implantação de um plano de prevenção adequado.
Continue lendo para saber como a tecnologia pode ajudar neste processo.
Prevenção de acidentes é um conjunto de medidas e ferramentas que visa preservar a saúde e a vida, evitando imprevistos que podem ser fatais.
O acidente de trabalho, conforme a Lei nº 8.213/91, é aquele que ocorre no exercício da função e provoca lesão corporal ou perturbação funcional, causando morte, perda ou redução permanente ou temporária da capacidade laboral.
Segundo informações do Tribunal Superior do Trabalho (TST), o Brasil ocupa o 4º lugar no ranking mundial de acidentes fatais de trabalho. Veja abaixo uma breve reportagem do Tribunal sobre o tema.
Prevenir é importante porque as estatísticas não mentem. No Brasil, em média, ocorre um acidente de trabalho a cada 48 segundos! Um número assustador que, certamente, deve ser mantido bem longe de sua empresa.
O Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho, em 27 de julho, é uma data que nos lembra da necessidade de minimizar riscos e promover práticas laborais seguras, tornando-se preocupações permanentes de gestores em qualquer área de atuação e de empresas de qualquer porte.
A prevenção de acidentes de trabalho é essencial porque mesmo em ambientes considerados seguros e salubres - como indústrias por exemplo -, eles podem ocorrer.
Além disso, pela legislação brasileira, doenças ocupacionais também podem se enquadrar como acidentes de trabalho.
Fica claro, portanto, que não basta evitar acidentes em sua empresa, é necessário investir no bem-estar do colaborador.
Contar com processos bem estruturados é a melhor forma de conduzir ações de prevenção e manter a produtividade.
Há muitos fatores que podem ser considerados na implementação dessas medidas preventivas, a depender da complexidade das operações e do mercado em que se atua.
No ramo de cosméticos, um exemplo é o Grupo Boticário, que contratou a Moki em 2018. O Grupo passou a utilizar nosso sistema nas rotinas de auditoria da área de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente, tornando-se um dos nossos cases de sucesso.
Os checklists de papel foram substituídos por checklists digitais, aumentando a produtividade e ganhando agilidade na correção de não conformidades.
Há algumas ações que são cruciais para uma boa estruturação de processos de prevenção, seja qual for o perfil da sua empresa. Veja abaixo algumas delas:
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), regulada atualmente pela NR-5 da Secretaria do Trabalho, deve ser formada por representantes do empregador e dos empregados.
Ela tem como objetivo prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho, identificando riscos no exercício laboral.
Através da elaboração de um plano de trabalho, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes participa ativamente da implementação e do controle de qualidade de medidas preventivas.
O plano de prevenção de acidentes de trabalho será um documento crucial para o gestor.
Nele estarão explicadas todas as ações que serão promovidas na organização, facilitando o processo de controle e aprimoramento de riscos.
Na elaboração do plano devem ser considerados alguns fatores importantes, tais como:
Relação de EPIs utilizados em determinadas atividades;
Mapa de riscos laborais;
Rotinas de manutenção preventiva de máquinas e equipamentos;
Estipulação de padronização de processos;
Método de documentação de acidentes, entre outros fatores relevantes conforme a área de atuação da empresa.
Os Programas de Prevenção de Acidentes nas empresas avaliam riscos no ambiente de trabalho – sejam eles químicos, biológicos ou físicos – e estabelecem as medidas contínuas de prevenção e respostas a riscos.
Ao implementar um programa de prevenção, o gestor deve levar em conta as Normas Regulamentadoras de Segurança do Trabalho que devem ser seguidas.
Isso sem deixar de lado o treinamento dos colaboradores, promovendo uma autêntica mudança de cultura na empresa. O Programa, portanto, pode e deve envolver campanhas internas de conscientização com vistas ao longo prazo.
Colocar em prática o que foi planejado é fundamental. Por isso, as ações de prevenção devem ser implementadas, conforme o plano e o programa de prevenção de acidentes.
No entanto, não se deve perder de vista aquilo que precisa ser feito quando um acidente ou incidente ocorrer. Para isso, as ações de prevenção e o treinamento de primeiros socorros devem ser conjugados.
Primeiros socorros, tais como imobilização adequada em fraturas, manobras para contenção de sangramento e de ressuscitação cardiopulmonar são apenas alguns exemplos do que deve ser treinado.
Há muitas ferramentas de prevenção de segurança do trabalho que minimizam riscos. Contar com os recursos adequados para o seu perfil de empresa é crucial para cultivar uma rotina de trabalho segura mantendo a produtividade.
Além das iniciativas já mencionadas, outras ferramentas podem ser inseridas na rotina, tais como:
Relação de EPIs necessários para cada função;
Listas de exames médicos obrigatórios;
Controle de laudos técnicos para ambientes perigosos e insalubres
DDS - diálogo diário de segurança
Relatório de Ocorrências, entre outros.
Para auditorias com listas de verificação, você pode se basear em nossas 11 dicas para criar o checklist perfeito.
Dependendo do grau de complexidade e do tamanho de sua empresa, um checklist digital de todas as exigências rotineiras de segurança do trabalho será primordial.
Prevenir acidentes nas empresas não é uma tarefa fácil. Exige constância, atenção aos detalhes e comprometimento de toda a equipe.
Trata-se de um trabalho coletivo que deve ser adaptado conforme a realidade de suas operações.
Quando as companhias organizam um sistema de checklist eficiente em seus processos e rotinas, elas conseguem minimizar os riscos e manter a produtividade.
Os checklists digitais vão além, garantindo a qualidade e eficiência das rotinas operacionais.
Se ainda tem dúvidas, leia nosso artigo sobre a importância do checklist. Você vai compreender a relevância de sistemas que permitem a coleta de informações, o compartilhamento e a análise de indicadores.
Evitar acidentes em sua gestão pode ser muito mais prático com checklists digitais, que facilitam o acompanhamento de indicadores e que permitem a criação instantânea de planos de ação.
E, no software da Moki, além dessas funcionalidades, ainda é possível cruzar os dados coletados e exibi-los em gráficos e tabelas dinâmicas acessíveis no dashboard do sistema.
Veja como o Moki Checklist pode ajudar na prevenção de acidentes na sua empresa!
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