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O que é SSMA? Entenda o conceito e como implementar!

Atualizado: 9 de mai. de 2023



SSMA é a sigla que corresponde a um tripé importantíssimo para qualquer empresa: Segurança, Saúde e Meio Ambiente. 


Quando se fala em SSMA, também conhecido pela sigla em inglês HSE (Health, Safety and Environment), trata-se de um pacote de medidas que as empresas precisam adotar para garantir a integridade de seus colaboradores e cumprir as exigências da legislação.


O que é SSMA ou HSE?

É um programa que estabelece diretrizes para a adoção de medidas de segurança visando a qualidade de vida e o bem-estar dos colaboradores de uma empresa e, também, atender aos padrões exigidos por lei. 


Os funcionários de uma empresa são o seu maior patrimônio, portanto identificar situações de risco e atuar na gestão de prevenção de acidentes é um investimento primordial para qualquer organização.


Benefícios da segurança, saúde e meio ambiente (SSMA) para empresas

Estabelecer uma política de SSMA é de suma importância para a organização dos processos e, principalmente, para a criação de uma cultura diferente com relação à segurança do trabalho.


Criar um ambiente seguro e saudável de trabalho impacta diretamente na produtividade dos funcionários.


Para além de garantir a segurança dos colaboradores e estar em dia com a lei, a implementação de um bom programa de SSMA gera valor para a empresa perante seus clientes e público em geral.


São valores de um cenário que vem se construindo há algum tempo, onde a sustentabilidade é peça fundamental para a imagem das organizações. 


O primeiro passo para criar uma cultura diferente é identificar em qual nível de maturidade

a empresa se encontra, a partir daí, elaborar um plano de mudanças que envolva os funcionários e naturalize as boas práticas de segurança.


Um bom gestor precisa estar sempre atento às mudanças de percepção da sociedade, adequando a empresa às expectativas atuais.


Veja em qual estágio de maturidade organizacional sua empresa se encontra.



Como é feita a gestão de SSMA nas empresas?

A gestão envolve procedimentos, normas, metodologias, força de trabalho e equipamentos necessários para alcançar os resultados desejados.


Por isso, é extremamente importante que os objetivos e as funções sejam bem definidos. Cada área tem suas especificidades. Vamos a elas!


Segurança

A área de segurança do trabalho tem como objetivo atuar na prevenção, reduzindo riscos de acidentes e problemas relacionados à saúde, garantindo a integridade física e mental dos funcionários.


Uso de EPIs

Um dos maiores motivos de acidentes de trabalho é o mau uso dos equipamentos de proteção individual – EPIs – ou até mesmo a falta de uso de equipamentos adequados, em casos mais graves de insegurança.


Para garantir que as normas estão sendo seguidas é necessário checar constantemente o dia a dia de trabalho, observando se os equipamentos estão em bom estado, se há reposição, se os funcionários sabem usar, se seguem as normas de higiene, entre outras.


Uma curiosidade é que desde o início da pandemia, tem se falado muito mais em EPIs, já que as máscaras de proteção contra o vírus são um exemplo de equipamentos de proteção individual e se tornaram absolutamente imprescindíveis.


É uma clara demonstração de mudança de cultura porque prova como a informação direcionada muda a relação das pessoas que, por sua vez, incorporam novos hábitos e práticas.


Controle de riscos

Toda empresa tem particularidades do ambiente de trabalho e é necessário identificar nesse contexto quais são os pontos que oferecem possíveis riscos à segurança.


Podem ser equipamentos que apresentam defeitos constantemente e necessitam de manutenções preventivas, ou procedimentos de trabalho que utilizam substâncias tóxicas, entre outros. É necessário organizar essas informações para ser possível controlar o nível de risco.


Prevenção de acidentes

O objetivo principal de toda ação relacionada à segurança é atuar na prevenção de acidentes, antecipando situações de risco no ambiente de trabalho.


Para tal, é necessário identificar essas situações e elaborar um plano definindo medidas efetivas.


Saúde

O objetivo da área de saúde é garantir qualidade de vida aos trabalhadores. Essa qualidade depende de critérios de higiene, adequação do espaço e do mobiliário, questões de ergonomia, equipamentos adequados e até mesmo a relação entre os colegas de trabalho e seus superiores.


Todos esses fatores, quando não observados, podem impactar a produtividade e causar sérios danos no âmbito profissional e pessoal do trabalhador.


No Brasil, saúde é um direito fundamental do trabalhador, amparado por leis específicas, cabendo multas indenizatórias e outras sanções em casos de perdas sofridas pelo trabalhador no ambiente de trabalho.


Meio ambiente

O objetivo da área de meio ambiente é a preservação do meio ambiente em si. Quando se fala de meio ambiente em SSMA, estamos falando de condições específicas do ambiente de trabalho como: descarte adequado de lixo e resíduos químicos ou tóxicos, cultura do não desperdício e da reciclagem, entre outros.


Essa área tem grande chance de impactar a imagem de uma empresa, já que a pauta sobre o meio ambiente se tornou um dos assuntos mais importantes do mundo todo, devido à escassez de recursos e questões ligadas à preservação da natureza.


Como implementar um sistema de Gestão de SSMA?

O sucesso de um bom programa de SSMA depende diretamente de processos bem delineados. 


Entenda e defina os indicadores adequados

São muitos indicadores que podem ser observados na construção desse sistema, como:


  1. Número de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais - É importante ter noção do tamanho do problema. Na falta dessa informação, será preciso monitorar os casos por determinado período para conseguir dimensionar qual é a real situação da organização.

  2. Tipos de acidentes e doenças - Tipificar é extremamente importante para começar a definir quais são as situações de risco.

  3. Frequência de acidentes e doenças - Os acidentes de trabalho podem ser pontuais ou frequentes, observa essa informação é necessário, pois demandam abordagens distintas.

  4. Gravidade de acidentes e doenças - Outra informação bem importante é o grau de risco e a gravidade dos acidentes que acontecem. Isso vai ajudar a definir o status de urgência.

  5. Quantidade e tipo de material descartado - É necessário mensurar o tipo de material que segue para descarte, a quantidade e a frequência para traçar uma rotina de descarte que atenda às normas ambientais.

  6. Quantidade e tipo de resíduo - Levantar quantidade e tipo de resíduo gerado para definir um plano de redução e tratamento (reutilização, reciclagem, etc.).


Esses são apenas alguns entre os mais importantes. Definir corretamente esses indicadores é o primeiro passo para a implementação de um sistema de SSMA eficaz.


Conduza treinamentos para os times internos 

Um bom treinamento e divulgação de informações é muito importante para ajudar a construir uma nova cultura na área de segurança.

Ainda que o sistema seja desenvolvido por uma empresa contratada, treinar grupos internos é fundamental.


O treinamento ajuda não só tecnicamente como incentiva o senso de coletividade, mantendo os colaboradores cientes do que está sendo implementado.


Realize supervisão de rotinas 

Uma vez implementado, é imprescindível que haja supervisão dos processos e da rotina de trabalho


Isso pode ser feito através de auditorias e de checagens no dia a dia de trabalho (com frequências determinadas previamente), as chamadas inspeções de segurança.


Tenha um sistema de gestão integrada (SGI) 

Você já pensou em ter todos os seus controles em um só sistema?


Adotar um SGI é a melhor forma de realizar todos os controles de processos necessários acessando um único sistema


O sistema integrado permite uma padronização das rotinas de trabalho e facilita a atribuição de funções, assim como a supervisão dessas atividades.


Como o Moki Checklist simplifica a gestão de SSMA?

Um sistema de checagem é extremamente útil no controle das rotinas e processos. A adoção de um sistema de gestão pode auxiliar na tomada de decisões mais rápidas e eficazes.


Os checklists digitais do Moki permitem que as informações sejam coletadas e compartilhadas com mais agilidade e clareza. Além disso, o Moki facilita o acesso a essas informações e otimiza análises de cenários


Quer entender como o Moki Checklist funciona?


Conclusão

Adotar medidas de segurança com foco na prevenção de acidentes é fundamental para qualquer empresa que se preocupa com seu funcionário e com o seu rendimento e empenho nas atividades exercidas.


O resultado desse investimento é o aumento efetivo da produtividade e a sintonia com as questões ambientais e de segurança que preocupam todo o mundo atualmente, gerando uma imagem positiva e engajada para a sua empresa.


O uso da tecnologia para alcançar esses objetivos é fundamental para o seu sucesso!



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