Moki Checklist

20 dicas de segurança no trabalho, na internet e no dia a dia

20 dicas de segurança no trabalho, na internet e no dia a dia

Eu, assim como você, já passei por diversas situações em que precisei ter conhecimentos básicos de segurança para prevenir acidentes graves, incidentes e até mesmo golpes!

Veja a seguir 20 dicas de segurança que eu aprendi ao longo da minha trajetória profissional e pessoal que podem ajudar você também.

5 dicas de segurança no trabalho

Segundo o Tribunal Superior do Trabalho, o Brasil é um dos campeões mundiais de acidentes fatais de trabalho, por isso a prevenção de acidentes e as dicas de segurança nas empresas são primordiais.

Veja abaixo 5 dicas de segurança do trabalho:

Estabeleça uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes 

A CIPA deve ser formada por representantes do empregador e dos empregados e ajudará no trabalho de prevenção de acidentes e segurança nas empresas através da identificação de riscos.

Tenha um plano prevenção de acidentes de trabalho

Os riscos de acidentes de trabalho em sua empresa reduzirão significativamente quando for estabelecido um plano claro de prevenção, com medidas a serem tomadas no caso de incidentes.

Invista em treinamento de primeiros socorros

No ambiente de trabalho, quanto mais pessoas estiverem capacitadas para ministrar com segurança os primeiros socorros, menores os riscos de acidentes fatais.

Tenha um checklist de EPIs

Mantenha uma relação de EPIs obrigatórios e controle seu uso adequado por meio de checklists. Se tiver dúvidas de como criar um, veja as nossas 11 dicas para criar o checklist perfeito.

Acompanhe as normas regulamentadoras

As Normas Regulamentadoras de Segurança do Trabalho estão em constante atualização, por isso é tão importante disponibilizá-las de forma clara e acessível para a equipe.

Saiba mais:  Conheça os benefícios da Moki Checklist para segurança do trabalho.

Dicas para técnicos de segurança do trabalho

Os profissionais Técnicos de Segurança do Trabalho precisam pautar sua atuação em normas e leis que regulamentam o setor. No vídeo a seguir, o Canal Futura explica, na série “Futura Profissão”, como é o dia a dia deles.

A seguir, algumas dicas para técnicos de segurança do trabalho:

Conheça bem sua empresa e suas atribuições

O primeiro passo para prevenir acidentes é saber exatamente quais são suas funções e como a empresa opera no dia a dia. Por isso, domine suas atribuições e conheça bem seu local de trabalho, informando-se sobre o que deve ser esperado de cada colaborador.

Mantenha-se atualizado

Com tantas leis e normas regulamentadoras sendo constantemente revistas e atualizadas, esse é um item imprescindível.

Não negligencie os EPIs 

Supervisione os EPIs disponíveis, seu estado de conservação e se estão sendo corretamente utilizados pelos funcionários.

Comunique-se com a equipe e a CIPA 

Para quem trabalha com riscos, a comunicação é um fator-chave para o sucesso. Não tenha receio em comunicar-se com as equipes e os integrantes da CIPA para trocar experiências e tirar dúvidas.

Utilize checklists

Se você trabalha com riscos, não improvise. Tenha um checklist das rotinas de trabalho. Checklists digitais são ainda melhores para aumentar a eficiência e manter a produtividade. Leia sobre a importância do checklist e tire suas dúvidas.

5 dicas de segurança digital

Certamente você já passou por situações em que ficou temeroso por sua segurança na internet, seja na hora de concluir uma compra em um site ou de efetuar uma transação bancária. Eu também já passei por isso! Veja o que aprendi:

Fique atento a mensagens em nome de instituições

Conforme orientação da Cartilha Cert – Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil, devemos ficar atentos a mensagens recebidas em nome de instituições que tentam nos induzir a fornecer informações pessoais e instalar programas ou clicar em links.

Cuidado com anexos em e-mails

Os e-mails que trazem anexos podem vir com vírus que danificam ou até mesmo extraem informações de seu computador. Por isso, como dica de segurança da informação, verifique os anexos com ferramentas antimalware.

Digite o endereço do seu banco direto no navegador

Digite o endereço do seu banco direto no navegador

Para acessar sua conta, não clique em links nem utilize sites de busca. Digite a URL de seu banco diretamente na barra de navegação. Isso serve também para compras em sites. Não clique em links, vá direto ao site do vendedor.

Conexão segura

Não forneça dados de cartão de crédito em sites sem conexão segura ou em e-mails não criptografados.

Cuidado com aplicativos

Ao usar seu celular, cuidado ao instalar aplicativos. Antes de instalá-los, verifique a opinião dos usuários e certifique-se de que as permissões incluídas estão condizentes com a função do app.

5 dicas de segurança no dia a dia

Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2020, no ano de 2019, o Brasil gastou, em média, R$ 452,00 com segurança pública por cidadão. Pouco perto da sensação de insegurança que temos nas ruas.

O número de roubos e furtos de veículos, no mesmo período, passa de 200.000. Já o número de mortes violentas intencionais voltou a crescer no primeiro semestre de 2020.

Por isso, dicas de segurança no dia a dia são fundamentais. Compartilho aqui algumas delas:

Não permaneça no veículo desnecessariamente

Conforme as Dicas de Segurança Pessoal do Ministério Público do Distrito Federal, não devemos permanecer no veículo ou fora dele conversando ou aguardando alguém em áreas de estacionamento ou na rua. Também não devemos deixar documentos ou objetos pessoais que nos identifiquem.

Não se distraia com celulares

Tanto na rua quanto nos veículos, não se distraia com celulares nem perca de vista o que está ocorrendo ao redor.

Avise aos vizinhos quando for viajar

Em caso de ausência prolongada de sua residência, avise aos vizinhos que sua casa precisa ser monitorada.

Cuidado ao receber chamadas em público

Ao atender celulares em público, encontre um local seguro, como lojas e restaurantes, para continuar a conversa.

Cuidado em caixas eletrônicos

Cuidado em caixas eletrônicos

Não aceite ajuda de estranhos em caixas eletrônicos nem saque quantias grandes.

Conclusão 

Manter-se seguro nos dias atuais precisa ser uma tarefa contínua. Não bastam atitudes pontuais de prevenção, é necessário estar sempre se informando sobre as melhores formas de proteger o ambiente de trabalho e nossa família.

Aqui na Moki trabalhamos sempre pensando na segurança de nossos colaboradores e temos certeza de que estamos no caminho certo.

Nosso software Moki Checklist é, sem dúvida, uma ferramenta poderosa para coletar dados, analisar informações e tomar decisões de forma simples e com excelente custo-benefício, ampliando o conceito de segurança e produtividade.

Temos muito orgulho em saber que a tecnologia que oferecemos contribui também para a segurança do trabalho e patrimonial em empresas clientes.

Conte com o software da Moki Checklist para controlar a segurança do trabalho na sua empresa!

Ilustração de um computador com uma tela cheia de gráficos e uma lupa em sua frente.

Gostou do post? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
0 0 votes
Article Rating
Inscreva-se
Notificar quando houver
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Pesquisar

Receba nossos conteúdos!

Receba nossos conteúdos!

Posts mais populares
Ninja faixa preta dando um chute no ar

Será que você tem uma operação faixa preta?

Faça um diagnóstico de maturidade gratuito e receba dicas para se tornar um ninja em seu negócio!

Siga nossas redes
Saiba mais
Rolar para cima