No Brasil, toda empresa é obrigada por lei a garantir um ambiente seguro de trabalho para os seus funcionários.
Entretanto, nem sempre as regras determinadas pela legislação federal para prevenir acidentes e doenças ocupacionais são cumpridas.
De acordo com o último Anuário Estatístico de Previdência Social (AEPS), o número de acidentes de trabalho, no Brasil, no ano de 2018 aumentou 3% em relação aos dois anos anteriores, os quais haviam registrado uma queda de 4,78% desses acidentes.
Os números alarmantes revelam o quanto esse assunto ainda é negligenciado por gestores, ainda que um ambiente laboral seguro, além de manter a integridade física e mental dos trabalhadores, também contribua para a saúde financeira da empresa.
O que é segurança do trabalho e para que serve?
O termo segurança do trabalho pode ser compreendido como o conjunto de normas que devem ser seguidas rigorosamente para assegurar que os trabalhadores possuam condições dignas e seguras ao exercerem suas funções.
Abrange a prevenção de acidentes, a instrução sobre os possíveis riscos na realização das tarefas e o fornecimento de EPIs — Equipamentos de Proteção Individual.
Por que segurança do trabalho é importante?
A importância da segurança no ambiente de trabalho vai além de manter a integridade física e mental dos funcionários, por mais que isso, por si só, já fosse suficiente para justificar o cumprimento das normas trabalhistas.
Um ambiente seguro também promove um maior engajamento da equipe, pois transmite preocupação do empregador com o bem-estar e proteção dos colaboradores. Funcionários que se sentem valorizados produzem mais e com melhor qualidade.
Além disso, acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais resultam em absenteísmo, presenteísmo (quando o funcionário está no trabalho mas não mantém o foco na função) e concessão de licenças.
Isso significa atrasos na produção ou na entrega de serviços e prejuízos financeiros decorrentes de multas e indenizações.
Quais são as principais atividades da segurança do trabalho?
As atividades relativas à segurança laboral visam proteger e preservar a saúde dos trabalhadores e conscientizá-los da importância da atenção às regras e procedimentos para a prevenção de acidentes.
Para isso, contam com os serviços de médicos, enfermeiros, técnicos especializados e com uma equipe de engenharia de segurança do trabalho.
Veja algumas das principais atividades realizadas:
Elaboração de laudos técnicos, documentos de análise de riscos e planos de segurança;
Programas de prevenção e controle de acidentes;
Palestras, treinamentos, conversas e debates com os funcionários;
Orientação da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes);
Fiscalização da segurança do ambiente e do cumprimento de normas;
Campanhas de promoção da saúde e qualidade de vida.
Quais as NRs de segurança do trabalho?
Atualmente existem 36 Normas Regulamentadoras (NRs) que estabelecem diretrizes de segurança e medicina do trabalho para os mais diferentes setores e atividades, assim como as penalidades e sanções ao não cumprimento da lei.
As NRs estão presentes na portaria de nº 3.214 do Ministério do Trabalho, de 1978, e são de observância obrigatória a todas empresas que possuam trabalhadores regidos pela CLT. Entre elas, podemos destacar:
NR 6: EPIs, equipamentos de proteção individual;
NR 12: uso seguro de máquinas e equipamentos;
NR 15: atividades e operações insalubres;
NR 20: segurança e saúde com inflamáveis e combustíveis;
NR 23: proteção contra incêndios;
NR 25: resíduos industriais.
Veja todas as 36 NRs em detalhes no site do Ministério da Economia, na seção de Segurança e Saúde no Trabalho.
Quais são os equipamentos de segurança do trabalho?
Os equipamentos de segurança são compreendidos como materiais, roupas ou ferramentas especiais que auxiliam na prevenção e no controle dos acidentes de trabalho.
Por exemplo, em um laboratório químico, o uso de luvas, máscaras, jalecos, óculos e sapatos especiais, contam como equipamentos de proteção individual (EPIs).
Outros tipos de EPIs são capacetes, manuais com instruções de uso de determinados tipos de máquinas, manuais de cuidados com a higiene e limpeza dos ambientes e todas as ferramentas que possam contribuir para a saúde e segurança no serviço dos funcionários. Veja a utilidade de alguns itens listados:
Luvas - protege o trabalhador do contato com objetos perfurantes ou com substâncias químicas que podem provocar reações alérgicas;
Óculos - previnem a exposição a fontes de radiação ou resíduos que podem atingir os olhos;
Sapatos especiais - protegem os pés em caso de queda de objetos ou resíduos.
Boas ideias para segurança do trabalho
Algumas boas ideias sobre este tema surgem quando os supervisores percebem que não é tão simples engajar e manter a equipe atenta aos procedimentos de prevenção de acidentes.
Um ambiente de trabalho seguro é resultado do esforço conjunto de gestores e funcionários, por isso também cabe à empresa oferecer condições para que colaboradores possam cumprir todos os requisitos de segurança.
Compilamos abaixo algumas dessas boas ideias:
Realize treinamentos constantes: exercícios de capacitação impulsionam a conscientização da equipe;
Disponibilize manuais sobre medidas preventivas: os funcionários precisam ter fácil acesso a documentos com regras de segurança e prevenção de acidentes;
Forneça e exija o uso de EPIs;
Elabore um programa de controle médico de saúde ocupacional (PCMSO): para identificar e tratar possíveis doenças e lesões ocupacionais nos estágios iniciais;
Crie uma rotina de auditoria de segurança laboral: estabelecer uma frequência para as auditorias, garante que a equipe mantenha-se atenta aos cuidados preventivos;
Utilize checklists digitais: garante que todos os pontos críticos serão averiguados pelo supervisor de campo, possibilita a criação planos de ação para corrigir não-conformidades e a geração de relatórios e rankings.
Quais são os tipos de risco que a empresa corre sem ações de segurança do trabalho?
Sem ações de segurança, uma empresa corre o risco de ter que lidar com prejuízos tangíveis e intangíveis. Entre estes estão:
Acidentes com morte, perda, redução permanente ou temporária da capacidade para o trabalho;
Multas por não seguir as Normas Regulamentadoras;
Pagamento de indenizações e licenças médicas;
Danos a equipamentos;
Aumento do tempo de parada da produção;
Diminuição do engajamento e motivação da equipe;
Prejuízo à imagem da empresa.
Checklist de segurança do trabalho: como fazer?
O primeiro passo para fazer um bom checklist de segurança no ambiente de trabalho é ter um conhecimento profundo da operação a ser auditada. O segundo passo é conhecer todas as NRs pertinentes ao seu segmento.
Checklists de segurança laboral devem ser adaptados a cada área de atuação, então um checklist para chão de fábrica será diferente de um checklist para trabalho em altura, por exemplo.
Por isso, o autor do checklist deve ser capaz de criar uma avaliação personalizada de acordo com as legislações específicas que se aplicam ao local e atividades a serem auditadas.
Pontos de atenção comuns em checklists desse tipo são:
cumprimento das NRs;
EPIS e EPCs;
máquinas e ferramentas;
instalações e ambientes;
controle de resíduos;
SESMT;
CIPA;
controle de outros programas de segurança como PPRA e PCMSO.
Se quiser ver um exemplo concreto, você pode baixar o nosso modelo gratuito de checklist de segurança do trabalho aqui!
Conclusão
Segurança do trabalho é o conjunto de normas estipuladas por lei para garantir um ambiente salubre e saudável para o trabalhador.
Quando aplicadas corretamente, as ações de segurança tendem a melhorar a produtividade, além de evitar acidentes de trabalho que podem custar a vida do seu colaborador, além de gerar multas pesadas para sua empresa.
No entanto, são muitas as normas a serem seguidas e, por isso, é importante que sejam feitas constantes auditorias para garantir que tudo esteja correndo da maneira correta.
Utilizar checklists eletrônicos é uma excelente forma de realizar estas auditorias, pois eles ajudam a otimizar o tempo e te dão mais controle sobre todos os processos de segurança no ambiente de trabalho.