Segundo o Tribunal Superior do Trabalho, o Brasil é um dos campeões mundiais de acidentes fatais de trabalho, por isso a prevenção de acidentes e as dicas de segurança nas empresas são primordiais.
Veja abaixo 5 dicas de segurança do trabalho:
A CIPA deve ser formada por representantes do empregador e dos empregados e ajudará no trabalho de prevenção de acidentes e segurança nas empresas através da identificação de riscos.
Os riscos de acidentes de trabalho em sua empresa reduzirão significativamente quando for estabelecido um plano claro de prevenção, com medidas a serem tomadas no caso de incidentes.
No ambiente de trabalho, quanto mais pessoas estiverem capacitadas para ministrar com segurança os primeiros socorros, menores os riscos de acidentes fatais.
Mantenha uma relação de EPIs obrigatórios e controle seu uso adequado por meio de checklists. Se tiver dúvidas de como criar um, veja as nossas 11 dicas para criar o checklist perfeito.
As Normas Regulamentadoras de Segurança do Trabalho estão em constante atualização, por isso é tão importante disponibilizá-las de forma clara e acessível para a equipe.
Os profissionais Técnicos de Segurança do Trabalho precisam pautar sua atuação em normas e leis que regulamentam o setor. No vídeo a seguir, o Canal Futura explica, na série “Futura Profissão”, como é o dia a dia deles.
A seguir, algumas dicas para técnicos de segurança do trabalho:
O primeiro passo para prevenir acidentes é saber exatamente quais são suas funções e como a empresa opera no dia a dia. Por isso, domine suas atribuições e conheça bem seu local de trabalho, informando-se sobre o que deve ser esperado de cada colaborador.
Supervisione os EPIs disponíveis, seu estado de conservação e se estão sendo corretamente utilizados pelos funcionários.
Para quem trabalha com riscos, a comunicação é um fator-chave para o sucesso. Não tenha receio em comunicar-se com as equipes e os integrantes da CIPA para trocar experiências e tirar dúvidas.
Se você trabalha com riscos, não improvise. Tenha um checklist das rotinas de trabalho. Checklists digitais são ainda melhores para aumentar a eficiência e manter a produtividade. Leia sobre a importância do checklist e tire suas dúvidas.
Certamente você já passou por situações em que ficou temeroso por sua segurança na internet, seja na hora de concluir uma compra em um site ou de efetuar uma transação bancária. Eu também já passei por isso! Veja o que aprendi:
Conforme orientação da Cartilha Cert – Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil, devemos ficar atentos a mensagens recebidas em nome de instituições que tentam nos induzir a fornecer informações pessoais e instalar programas ou clicar em links.
Os e-mails que trazem anexos podem vir com vírus que danificam ou até mesmo extraem informações de seu computador. Por isso, como dica de segurança da informação, verifique os anexos com ferramentas antimalware.
Para acessar sua conta, não clique em links nem utilize sites de busca. Digite a URL de seu banco diretamente na barra de navegação. Isso serve também para compras em sites. Não clique em links, vá direto ao site do vendedor.
Não forneça dados de cartão de crédito em sites sem conexão segura ou em e-mails não criptografados.
Ao usar seu celular, cuidado ao instalar aplicativos. Antes de instalá-los, verifique a opinião dos usuários e certifique-se de que as permissões incluídas estão condizentes com a função do app.
Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2020, no ano de 2019, o Brasil gastou, em média, R$ 452,00 com segurança pública por cidadão. Pouco perto da sensação de insegurança que temos nas ruas.
O número de roubos e furtos de veículos, no mesmo período, passa de 200.000. Já o número de mortes violentas intencionais voltou a crescer no primeiro semestre de 2020.
Por isso, dicas de segurança no dia a dia são fundamentais. Compartilho aqui algumas delas:
Conforme as Dicas de Segurança Pessoal do Ministério Público do Distrito Federal, não devemos permanecer no veículo ou fora dele conversando ou aguardando alguém em áreas de estacionamento ou na rua. Também não devemos deixar documentos ou objetos pessoais que nos identifiquem.
Tanto na rua quanto nos veículos, não se distraia com celulares nem perca de vista o que está ocorrendo ao redor.
Em caso de ausência prolongada de sua residência, avise aos vizinhos que sua casa precisa ser monitorada.
Ao atender celulares em público, encontre um local seguro, como lojas e restaurantes, para continuar a conversa.
Não aceite ajuda de estranhos em caixas eletrônicos nem saque quantias grandes.
Manter-se seguro nos dias atuais precisa ser uma tarefa contínua. Não bastam atitudes pontuais de prevenção, é necessário estar sempre se informando sobre as melhores formas de proteger o ambiente de trabalho e nossa família.
Aqui na Moki trabalhamos sempre pensando na segurança de nossos colaboradores e temos certeza de que estamos no caminho certo.
O Moki é, sem dúvida, uma ferramenta poderosa para coletar dados, analisar informações e tomar decisões de forma simples e com excelente custo-benefício, ampliando o conceito de segurança e produtividade.
Temos muito orgulho em saber que a tecnologia que oferecemos contribui também para a segurança do trabalho e patrimonial em empresas clientes.