Muito provavelmente você já ouviu falar na metodologia PDCA, mas será que você sabe o que ela significa e por quê é tão importante? Então continue a leitura que vamos falar um pouco mais sobre essa metodologia de gestão que pode ser super efetiva para você melhorar processos.
PDCA quer dizer, em inglês, PLAN–DO–CHECK–ACT, uma metodologia de gestão interativa que consiste justamente nestes quatro passos, que tem como principal objetivo solucionar problemas e não conformidades a partir de planos de ação.
O foco do ciclo PDCA pode ser resumido em três frentes:
Melhoria contínua de processos
Gerenciamento de mudanças
Gestão da qualidade
É uma ferramenta que pode ser crucial para que sua empresa desenvolva diferenciais competitivos em relação a seus concorrentes.
1ª – PLAN - Planejamento
É a primeira etapa da metodologia PDCA, nela se faz o planejamento através de um plano de ação.
2ª – DO - Executar
Trata-se da execução do plano propriamente dito, a realização do que foi planejado.
3ª – CHECK - Verificar
Avaliar e medir o que foi feito. Conferindo se tudo saiu de acordo com o planejado.
4ª – ACT - Agir
É a hora de corrigir e ajustar as diferenças, padronizar e concluir o plano de ação.
O ciclo PDCA deve ser repetido quantas vezes forem necessárias e a cada realização, novos problemas e soluções serão encontrados.
Uma das vantagens da metodologia PDCA é o seu formato flexível. Ou seja, ela não impõe a forma de colocar em prática cada etapa, mas sim a ordem mais adequada para obter êxito.
Porque com o seu uso, você conseguirá identificar e corrigir falhas em seus processos, aprimorando-os continuamente.
A metodologia PDCA, quando bem aplicada, traz muitos outros benefícios para uma organização:
Facilita a tomada de decisão;
Promove o aprendizado contínuo e a criação de inteligência sobre o próprio negócio;
Garante um diagnóstico apurado sobre os processos;
Ajuda a identificar falhas;
Torna os processos mais ágeis;
Facilita a comunicação;
Promove o trabalho em equipe;
Evita que sejam implementadas soluções de baixa eficácia;
Padroniza processos, linguagem e comunicação;
Diminui a incidência de falhas e, consequentemente, a necessidade de retrabalho.
Ela é uma das ferramentas de gerenciamento de qualidade mais eficazes e mais simples que existem. Por isso, é tão utilizada!
É uma metodologia que ajuda organizações a melhorarem continuamente seus processos, diminuindo a quantidade de falhas e a necessidade de retrabalho e, assim, trazendo melhores resultados e mais qualidade para os produtos.
Além disso, fornece informações valiosas para o time. A análise desses dados ajuda a identificar quais ações trazem mais retorno e quais são menos relevantes e, por isso, podem ser deixadas de lado — ou otimizadas para que tragam a cada vez, melhores resultados.
Otimizar o desempenho e a forma de atuação é um dos grandes desafios da gestão. Porém, com a ferramenta adequada, é possível tornar essa atividade algo natural, sem que seja necessário, portanto, elaborar projetos complexos para contornar problemas.
Muitas empresas têm interesse em implantar uma política de gestão da qualidade, mas não sabem quais ferramentas e técnicas são ideais para sua área de atuação.
Um bom começo é a adoção de um software de gestão, que pode ajudar neste processo. O Moki permite aos gestores e profissionais da qualidade acompanharem processos, analisarem indicadores e tomarem decisões estratégicas baseadas em dados.
No software do Moki é simples fazer o acompanhamento dos planos, sugerir alterações, inserir comentários, anexar fotos e documentos, e atualizar status e andamento das ações.
Além disso, os planos também podem ser colocados em fluxos de aprovação, o que garante que gerentes e responsáveis estabeleçam as ações a serem tomadas ou se certifiquem que elas estejam no orçamento e adequadas ao objetivo final.
O Moki ainda gera relatórios de fácil entendimento que permitem realizar análises acerca da execução dos mesmos.
Agende uma apresentação para conhecer com mais detalhes a nossa plataforma! Preencha o formulário e nosso time entrará em contato o mais breve possível.