Como organizar prateleiras de supermercado? Siga estas etapas!

O segredo de como organizar prateleiras de supermercado é também o segredo do sucesso da sua operação.
A setorização de supermercado – maneira como as gôndolas são dispostas e os produtos são distribuídos – é um fator estratégico e decisivo para o resultado do seu negócio.
Nesse artigo você vai descobrir dicas de como fidelizar um cliente a seu supermercado ou mercearia
Além de conhecer como a organização do seu espaço e como organizar prateleiras de supermercado pode ser crucial para atingir seus objetivos.
Como organizar prateleiras de supermercado?
Para saber como organizar prateleiras de supermercado, a primeira coisa que você precisa saber é quem é o seu consumidor e quais são seus produtos mais rentáveis, usando uma boa metodologia de gestão de estoque. A partir disso, basta seguir esses passos:
1. Analisar seu checklist de Gestão de Estoque
Esteja a par de quais são os seus produtos carros-chefe - 20% dos produtos responsáveis por 80% do seu resultado - para saber como organizar prateleiras de supermercado. Acompanhe de perto o estoque e o giro desses produtos, garantindo o sortimento e disponibilidade destes produtos para o seu cliente.
2. Conhecer os produtos notáveis e os produtos-destino para o seu consumidor
Antes de pensar em como organizar prateleiras de supermercado, saiba quais são os produtos indispensáveis para os seus clientes, ou seja, aqueles que eles procuram e não abrem mão da marca e aqueles que eles sabem o preço de cabeça, sem pensar duas vezes.
3. Definir os níveis de organização das prateleiras
Com os itens anteriores em mente, organize e distribua os produtos nas gôndolas e setores do mercado, guiando o seu consumidor a ver o que você quer que ele veja durante sua visita. A definição de como montar seções de supermercado é equivalente a ter um vendedor experiente apresentando os produtos a um cliente.
Setorização: como montar seções de supermercado?
A setorização de supermercado é o uso estratégico do espaço com o objetivo de influenciar a experiência do cliente.
A maneira como os clientes interagem com os produtos impacta seu comportamento de compra. Os dois principais componentes a considerar são: o layout da loja e o fluxo de clientes.
Elaborar um planograma
Prepare um documento com o planejamento do layout das gôndolas do supermercado. Nesse documento são definidas a localização de cada categoria de produto, a distribuição das marcas concorrentes e o posicionamento para prevenção de perdas, com indicações para os funcionários de reposição de produtos.
Identificar os pontos de maior circulação
Ao pensar na setorização de supermercado é importante estabelecer os pontos estratégicos. Alguns setores do supermercado são paradas obrigatórias. Então, pense em como montar seções de supermercado como hortifrúti, açougue e padaria, como se estivesse desenhando um mapa do tesouro.
O segredo aqui é observar seus clientes. De acordo com a distribuição do layout do seu mercado, seu cliente irá circular pelo espaço de maneira diferente.
Associe essa informação com os dados de rotatividade de seus produtos e pronto: você proporcionará ao seu cliente uma visita guiada, sem que ele perceba!
Localizar os pontos estratégicos
Ao pensar na setorização de supermercado é importante estabelecer os pontos estratégicos. Alguns setores do supermercado são paradas obrigatórias.
Então, pense em como montar seções de supermercado como hortifrúti, açougue e padaria, como se estivesse desenhando um mapa do tesouro.
O caminho para chegar a essas seções é valioso e os produtos que estiverem nele devem ser sempre bem pensados.
Escolher e setorizar os modelos de organização das gôndolas
Pensar em detalhes: como arrumar prateleiras de perfumaria, como destacar as marcas com maior margem de faturamento, como posicionar os produtos notáveis… Nenhum item do seu inventário é pouco importante.
Se cada produto estiver no tipo de gôndola certa e no posicionamento ideal do layout, sua operação vai decolar. Por isso é fundamental manter uma rotina de verificação para garantir a exposição correta dos produtos no PDV.
O uso de um checklist digital facilita o acompanhamento da execução e otimiza o trabalho ao possibilitar que planos de ação sejam compartilhados rapidamente para correção de não conformidades.
Quais são os produtos notáveis de um supermercado?
Os produtos notáveis do supermercado são as marcas específicas de escolha do cliente para produtos de primeira necessidade e devem estar no seu foco quando pensar em como organizar prateleiras de supermercado.
-
Produtos notáveis de mercearia: arroz, feijão, macarrão, café, achocolatado, entre outros.
-
Produtos notáveis de hortifrúti: batata, alho, cebola, tomate, ovos, banana, maçã.
-
Outros produtos essenciais que o cliente geralmente procura: cortes de carne específicos, sabão em pó e produtos de limpeza de primeira escolha.
Como organizar as gôndolas de um supermercado?
Vertical
Garante um bom impacto visual e permite que o cliente observe os produtos a distância, enquanto caminha pela loja.

Horizontal

Em blocos

Por datas sazonais

Comentários