Gestão de estoque é a administração sistemática do processo de comprar, estocar e controlar as entradas e saídas de mercadorias, com o objetivo de otimizar os resultados da empresa.

Para indústrias ou companhias com cadeia de valor complexa, equilibrar os riscos de estoque excedente ou de falta de itens é ainda mais complicado.

Para garantir esse equilíbrio as empresas usam algumas ferramentas principais, entre elas: Análise ABC e just-in-time (JIT) .

Neste artigo, vamos compreender o que é gerenciamento de estoque e saber por que ele tem relação direta com os resultados da sua empresa.


O que é a gestão de estoque?

É o controle da entrada e saída de mercadorias ou bens de produção, garantindo o abastecimento ideal das empresas e evitando perdas.

Um recurso valioso para a administração, o gerenciamento de estoque busca o equilíbrio ideal entre demanda e a oferta de produtos.

Assim, acompanhar de perto a gestão de compras e estoque de sua empresa é fundamental para o resultado.


Para que serve a gestão de estoque?

Ela serve para identificar os itens de maior impacto no resultado de sua empresa, a partir do acompanhamento de indicadores como Giro de Estoque, Lucratividade e Representatividade dos bens e produtos no faturamento total da empresa.

Assim, a gestão de compras e estoque é fundamental para o controle contínuo das mercadorias ou bens de produção na cadeia de valor da empresa.


Qual a importância da gestão de estoque?

A administração do estoque é importante porque ela tem relação direta com o resultado financeiro da sua empresa.

Um estoque bem balanceado evita desperdícios, garante a satisfação dos clientes pelo sortimento de produtos e mantém a competitividade do seu negócio.

Saiba mais sobre a importância de gerir seu estoque no vídeo abaixo:

Como é feita a gestão de estoque?


Como é feita a gestão de estoque?

Para fazer um bom gerenciamento do estoque, o gestor responsável deve:


  • Monitorar o inventário (soma de produtos em loja e no armazém);
  • Realizar um planejamento da demanda no curto, médio e longo prazo;
  • Garantir a qualidade do armazenamento;
  • Prevenção de perdas (furto, desvio, má conservação entre outros);
  • Treinar a equipe sobre o que é gerenciamento de estoque;
  • Automatizar o controle de estoque.

Comece hoje! Ferramentas de gestão e controle de estoque e checklists de acompanhamento podem ser excelentes aliados para a manutenção de um estoque saudável.


Gestão de estoque no varejo

Para gerenciar o estoque no varejo, o gestor precisa ter uma boa visão sistêmica, entendendo toda a cadeia de valor do seu negócio.

Aliado a isso, o uso de ferramentas de gestão, garante o controle próximo e permite entender o fluxo de demanda dos produtos e sua sazonalidade.

Outro aspecto essencial para um bom gerenciamento de estoque de uma empresa com foco no resultado é o controle próximo sobre os 20% dos produtos que representam 80% do seu faturamento.

Ou seja, escolher um software de gestão para saber com certeza quais são os produtos carros-chefes e para fazer o controle preciso do seu inventário, é crucial.

Monitore o estoque do seu supermercado com o software da Moki Checklist.


Gestão de estoque na logística


Gestão de estoque na logística

Para a execução de uma operação logística otimizada dentro das empresas, a gestão é fundamental.

Enquanto no varejo o controle do giro (entrada e saída de produtos) através de ferramentas de gestão é essencial, no contexto das indústrias essa gestão inclui também o controle de insumos e matérias-primas para a produção de bens.

Contratar ferramentas de gestão ajuda? É claro que sim!

Informatizar o gerenciamento da cadeia e do estoque e o acompanhamento logístico ajuda a integrar as informações e a acelerar a resolução de problemas, evitando a perda de oportunidades ou desperdício, que impactam diretamente no faturamento das empresas.

Usando um software de gerenciamento de estoque você poderá acompanhar de perto o estoque, cadastrando a validade e a localização dos produtos dentro do inventário, por exemplo.

Gerencie a logística da sua empresa com o software da Moki Checklist.


Melhores ferramentas para gestão de estoque


Moki Checklist: software de gestão de estoqueAs melhores ferramentas de gestão de estoque são:


  • Análise ABC – agrupa e classifica os diferentes itens em 3 tipos, de acordo com o grau de importância para o negócio;
  • Estoque mínimo de segurança – nível de estoque mínimo antes de ser preciso fazer novo pedido;
  • Gerenciamento Just-in-time – sistema de “estoque zero”;
  • Dropshipping – o fabricante ou atacadista envia o produto diretamente para o cliente final;
  • PEPS – o primeiro produto a entrar será o primeiro produto a sair;
  • UEPS – o último produto a entrar será o primeiro a sair.

Além disso, você também pode acompanhar os seguintes pontos de controle por Checklist:


  • Controle de recebimento – para garantir se que o que foi pedido, foi entregue;
  • Inventários periódicos – para garantir que o estoque registrado em sistema seja igual ao estoque real;
  • Controle de estoque diário por amostragem – para solucionar qualquer discrepância rápido (problema de abastecimento ou erro de previsão, por exemplo).


Moki Checklist: software de gestão de estoque

Os checklists eletrônicos da Moki otimizam a coleta de dados, o compartilhamento de informações e a análise de indicadores, e, por isso, são perfeitos para auxiliar no gerenciamento de estoque da sua empresa.

Por ter a capacidade de acessar bases de dados durante o preenchimento, o Moki permite o acesso a estoques, cadastros de SKU, datas de vencimentos, giro de estoque, cobertura e preços e qualquer outra informação que esteja disponível para tornar mais eficiente as rotinas de recebimento, reposição e auditoria.

Simples de usar e eficiente, o software de checklist eletrônico da Moki utiliza as tecnologias mais atuais de Big Data e IoT (Internet of Things) a favor do seu negócio.



Conclusão

Para otimizar a gestão empresarial na indústria ou no varejo, é essencial conhecer mais sobre a administração do seu estoque e a sua importância para o resultado operacional da empresa.

O mercado atualmente utiliza algumas ferramentas comprovadas no gerenciamento de estoque de suas empresas, mas para definir o conjunto de técnicas de gestão ideal para o seu negócio é importante avaliar a atividade fim da empresa e ter um bom conhecimento da cadeia de valor do seu negócio.

Já ficou claro que é importante gerir de perto o seu estoque para reduzir perdas, planejar a demanda e garantir o equilíbrio financeiro da sua empresa, certo?

Agora é só escolher o software de gestão ideal para controlar todos os pontos críticos da cadeia e alcançar resultados ainda melhores para o seu negócio.

Saiba mais sobre o Moki no vídeo abaixo!