Moki Checklist

acidente e incidente: qual a diferença e como preveni-los

Qual a diferença entre acidente e incidente? Veja cada definição

Acidente e incidente são duas palavras parecidas que costumam gerar certa confusão. Se eu te perguntasse agora qual a diferença entre acidente e incidente, será que você saberia me dizer?

Tenho certeza de que ao terminar de ler este artigo não restará mais nenhuma dúvida sobre o assunto e será possível definir exatamente o que é acidente e o que é incidente. Além da diferença entre desvio e incidente.

Qual a diferença entre acidente e incidente?

A diferença entre acidente e incidente pode ser estabelecida tendo como parâmetro as consequências de cada ocorrência. Enquanto o acidente causa algum tipo de lesão ao trabalhador, o incidente não apresenta nenhum dano.

Para reforçar a diferença entre acidente e incidente,  temos o recurso da Pirâmide de Bird, criada por Frank Bird Jr., em 1969, que mensurou e qualificou os riscos a que os trabalhadores estão sujeitos nas empresas.

como reduzir o número de acidentes

O triângulo de segurança é resultado de um estudo sobre prevenção de acidentes industriais. Segundo Bird, se o número de acidentes leves for reduzido será possível observar também uma queda nos acidentes graves.

Considerando a diferença entre acidente e incidente, podemos pensar que, se utilizarmos as medidas de segurança para prevenir os diversos tipos de incidentes, as chances de ocorrer acidentes também serão menores.

Saiba mais: veja como você pode prevenir acidentes e incidentes de trabalho com o Moki Checklist.

O que é um acidente?

Um acidente de trabalho é uma ocorrência imprevista que acontece durante o serviço e causa lesão física ou compromete a capacidade do colaborador e pode, até mesmo, causar danos à empresa.

Os acidentes de trabalho são regulamentados pela lei 8.213/91 de 24 de julho de 1991, segundo a qual os efeitos no trabalhador incluem perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho e até morte.

Entre os acidentes de trabalho estão inclusos os ocorridos no trajeto para a empresa, durante viagens a trabalho, agressões ocorridas no local e horário de trabalho e outras doenças que tenham relação causal com o trabalho.

Por que os acidentes ocorrem?

Os acidentes costumam ocorrer devido a condições inseguras de trabalho. Contribui o fato de que, muitas vezes, os vários tipos de incidentes e/ou desvios ocorridos são negligenciados, sem que haja uma solução para eles.

Uma boa forma de garantir a saúde do trabalhador em serviço é realizando inspeções de segurança regulares. No vídeo abaixo é possível entender melhor os conceitos e tipos de inspeções.

Tipos de acidentes de trabalho

Os tipos de acidentes de trabalho podem variar de acordo com a intensidade do dano. Por resultarem em lesões e danos ao trabalhador e à empresa, geralmente envolvem uma situação de maior periculosidade.

É possível identificar os acidentes de trabalho mais frequentes e, devido à recorrência, dedicar recursos específicos para evitá-los. Entre eles estão:

  • Quedas de altura
  • Lesões causadas por instrumentos de trabalho
  • Choques elétricos
  • Lesões por esforço repetitivo
  • Lesões causadas por materiais perigosos
  • Condições inseguras de trabalho

O que é um incidente?

Incidente é uma ocorrência inesperada mais branda do que o acidente, que não causa consequência para nenhuma das partes,  nem para o trabalhador, nem para a empresa.

Agora dá para perceber mais claramente a diferença entre acidente e incidente, certo? No entanto, todos os tipos de incidente têm potencial de se transformarem em acidente.

Um incidente é um sinal dos riscos existentes em uma determinada situação e que não pode ser negligenciado. Esse é o momento de aplicar medidas de segurança que irão impedir o agravamento da situação.

É preciso estabelecer também a diferença entre o que é incidente e o que é desvio. Desvio é qualquer ação ou condição com potencial para acarretar, direta ou indiretamente, danos a pessoas, à empresa ou ao meio ambiente.

Um desvio é uma situação que está fora dos padrões de segurança do trabalho e das Normas Regulamentadoras (NRs). Desvios, incidentes e acidentes são multifatoriais, não derivam de uma única causa.

Por que os incidentes ocorrem?

São vários os tipos de incidentes de trabalho e eles ocorrem por diversos motivos, podendo ser chamados de “quase acidentes”. Alguns são:

  • Passagens e escadas sem corrimão
  • Local de trabalho sujo e desorganizado
  • Falta de iluminação adequada nas áreas de serviço
  • Locais em limpeza ou manutenção sem sinalização
  • Não utilização dos EPIs (Equipamento de Proteção Individual)
  • Excesso de pressão, o que causa ansiedade, estresse e depressão
  • Atitudes imprudentes
  • Falta de conhecimento técnico

Uma forma de evitar que os diferentes tipos de incidentes de trabalho se transformem em acidentes é seguir as Normas Regulamentadoras (NRs). Elas também ajudam a estabelecer a diferença entre acidente e incidente.

Tipos de incidentes de trabalho

Outra diferença entre acidente e incidente é o fato de que os diversos tipos de incidentes, por serem considerados de baixa ou nenhuma gravidade, acabam não recebendo a atenção adequada.

Os vários tipos de incidentes de trabalho acabam não sendo comunicados pelo trabalhador. Os motivos são: medo de ser advertido, punido, perder o emprego, ser visto como descuidado ou sofrer algum tipo de perseguição.

acidentes e incidentes no trabalho

É preciso manter um diálogo saudável com os trabalhadores de modo a alertá-los sobre o que é incidente, a diferença entre desvio e incidente e a importância de comunicar a ocorrência de ambos.

Alguns incidentes que podem ocorrer em um ambiente de trabalho são:

  • Arranhões causados por superfícies ásperas
  • Lesões muito suaves causadas por maquinário ou equipamento
  • Dedos machucados por prensamento nas portas
  • Unhas roxas devido a pancadas com instrumentos

Como prevenir acidentes e incidentes de trabalho?

Para evitar acidentes de trabalho, a melhor medida a se tomar é a prevenção, estabelecida a diferença entre desvio e incidente. Com isso estaremos cuidando da saúde do trabalhador e da própria empresa.

Isso sem falar nos custos de um acidente de trabalho: custos diretos, indiretos e jurídicos. Essa também é uma diferença entre acidente e incidente, já que os incidentes normalmente não chegam a acarretar custos.

Essas são algumas dicas para evitar acidentes:

  • Fornecer e fiscalizar o uso de EPI’s (Equipamento de Proteção Individual);
  • Estabelecer uma comissão interna de prevenção de acidentes;
  • Investir em treinamento de primeiros socorros;
  • Sinalizar as saídas de emergência e equipamentos de segurança;
  • Investir em equipamentos de combate a incêndio;
  • Realizar treinamento dos funcionários;
  • Seguir um checklist de Segurança do Trabalho;

Use o Moki Checklist para prevenir acidentes e incidentes de trabalho!

Ilustração de um computador com uma tela cheia de gráficos e uma lupa em sua frente.

Conclusão

Tenho certeza de que agora, ao final deste artigo, você já consegue perceber a diferença entre o acidente e um incidente. E, principalmente, como é possível evitar que um incidente evolua para um acidente.

Para isso, é importante criar e manter uma cultura de comunicação na empresa, na qual os trabalhadores sintam-se acolhidos e confiantes em relatarem os diferentes tipos de incidente pelos quais tenham passado.

Só dessa forma a empresa será capaz de tomar as medidas adequadas para evitar que o incidente se repita e que, também, venha a resultar futuramente em acidentes.

A prevenção é a grande aliada da segurança do trabalho, por isso é fundamental estar atento às medidas necessárias para manter a sua empresa a mais segura possível.

É muito importante lembrar que minimizar incidentes pode levar a um agravamento da situação e, consequentemente, à ocorrência de um acidente.

Produzir um relatório sobre o incidente ocorrido ajuda a identificar corretamente a situação de risco e a colocar em ação providências que irão evitar que o evento se repita.

Agora que você já sabe a diferença entre acidente e incidente, não se esqueça de colocar em prática as dicas listadas aqui.

Ninja faixa preta dando um chute no ar

Será que você tem uma operação faixa preta?

Faça um diagnóstico de maturidade gratuito e receba dicas para se tornar um ninja em seu negócio!

Gostou do post? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
0 0 votes
Article Rating
Inscreva-se
Notificar quando houver
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Pesquisar

Receba nossos conteúdos!

Receba nossos conteúdos!

Posts mais populares
Ninja faixa preta dando um chute no ar

Será que você tem uma operação faixa preta?

Faça um diagnóstico de maturidade gratuito e receba dicas para se tornar um ninja em seu negócio!

Siga nossas redes
Saiba mais
Rolar para cima