Moki Checklist

controle de frotas o que é e vantagens

Controle de Frotas: o que é, vantagens e mais!

Diversas vezes quando pensamos em frotas, o que vem à mente é um grande número de automóveis, caminhões ou ônibus. 

Porém, você sabia que mesmo que sua empresa utilize apenas dois ou dez veículos, para a realização de serviços, é necessário pensar no gerenciamento desses transportes?

Neste artigo iremos explicar sobre a importância do controle de frotas, o que é e suas diversas vantagens. 

Aumente a produtividade da sua empresa com o Moki!

O que é frota?

Antes de mais nada, é importante definirmos o que é frota para que possamos compreender como melhor controlá-la.

Dessa maneira, podemos dizer que frota é como se designa um conjunto de veículos, geralmente vinculados a uma empresa ou instituição, independentemente do tipo. 

Ou seja, se uma empresa de pequeno porte faz uso de poucos veículos seja para o transporte de pessoas ou mercadorias, podemos dizer que ela possui uma frota.

Sendo assim, vejamos no tópico a seguir o que é e como fazer controle de frotas.  

O que é controle de frotas?

Podemos denominar o controle de frotas como um gerenciamento de tudo aquilo que esteja relacionado aos veículos de uma empresa.

Isto implica dizer que custos, manutenção, cumprimento de prazos e entregas de mercadorias são, por exemplo, elementos que fazem parte do sistema de gestão de frotas. 

Hoje em dia, não é recomendado que o controle de frotas seja feito de forma manual como antigamente, pois isso torna o processo mais lento e com maior probabilidade de erros.

Além disso, é importante ter um panorama em tempo real, para que estratégias possam ser criadas de acordo com as necessidades específicas de cada momento, assim como a tomada de decisões. 

Neste âmbito, cabe ao gestor de frotas, com auxílio da tecnologia, analisar e verificar o estado dos veículos, rotas, além de todos os fluxos necessários para garantir uma maior eficiência nas operações. 

Assim sendo, devido à complexidade das transações, investir num software de gestão, como o Moki, é indispensável, caso você queira alcançar resultados eficazes e manter-se em alta competitividade no mercado. 

Mais adiante neste artigo, iremos mostrar detalhadamente as soluções que o Moki pode trazer para que o controle de frotas de seu negócio tenha resultados incríveis!

Quais as vantagens do controle de frotas?

o que é controle de frotas

Pensar em estratégias ligadas ao controle de frotas oferece diversas vantagens como economia, otimização de tempo, visão mais abrangente dos processos para a tomada de decisões, entre outras vantagens como veremos a seguir:

Economia 

Um dos grandes benefícios do controle de frotas é a economia, já que apostar em medidas preventivas, através de um bom gerenciamento, faz com que haja um menor custo e aumento da produtividade. 

Logo, recorrer a soluções tecnológicas ou a softwares de controle de veículos para criar relatórios personalizados permite um domínio maior sobre gastos cruciais como abastecimento, desempenho de transportes e motoristas, entre outros.

Por exemplo, um controle de frotas estratégico requer uma visão que antecipa possíveis problemas e encontra excelentes soluções, como compras com antecedência a fim de conseguir melhores preços ou até mesmo parcerias. 

Otimização do tempo

Quando se realiza uma gestão de controle de frotas eficiente, juntamente com a redução dos gastos, otimiza-se também o tempo nas operações. 

Isto ocorre, pois dessa maneira é possível planejar quais são as melhores rotas, obter atualizações do tráfego em tempo real, assim como verificar de antemão restrições de dias e horários para determinados veículos.

Diminuição do valor da manutenção

Através de um sistema de gestão de frotas, o líder responsável pode selecionar quais são os critérios fundamentais para receber notificações de controle ao realizar manutenções preventivas e preditivas. 

Na manutenção preditiva, por exemplo, ao analisar o tempo médio útil de cada veículo ou peça, é possível prever eventuais riscos e com isso, otimizar a tomada de decisões, além de reduzir os gastos, consequentemente. 

Esse tipo de manutenção é mais vantajosa financeiramente a longo prazo do que a chamada corretiva, uma vez que ela acompanha todos os parâmetros que indicam necessidades de ajustes ou de trocas de peças. 

Consequentemente, tanto o valor da manutenção quanto o tempo gasto com ela diminuem, já que há o aumento de vida útil dos veículos.

Como a Moki te ajuda no controle de frotas? 

como funciona o controle de frotas

Agora que você já sabe o que é controle de frotas e as suas vantagens, vamos mostrar como o Moki e sua poderosa tecnologia podem auxiliar a sua empresa em uma gestão mais eficiente. 

O Moki é um sistema de gestão operacional, desenvolvido para otimizar operações de campo e automatizar os processos do seu negócio e potencializar seus desempenhos e resultados!

Vejamos abaixo alguns exemplos das soluções oferecidas pelo Moki para que os gestores tenham seus processos aprimorados e tempo para se dedicarem menos na parte mecânica e mais na estratégica.

Cruzamento de informações sobre viagens 

A análise cruzada de dados é um excelente recurso, pois fornece informações em tempo real de veículos e motoristas. 

Ao cruzar informações sobre viagens, os responsáveis pelas operações conseguem obter um panorama completo e assim identificar pausas, horas extras, informações sobre rotas e demais registros.

Dessa forma, é possível que fraudes sejam evitadas durante a jornada de trabalho, além da diminuição de fretes ao aliar rotas de motoristas mais próximos ao destino de entrega de mercadorias. 

Previsibilidade de despesas

Outra grande vantagem de se contar com o Moki é que através dos resultados do cruzamento de informações e checklists, é possível realizar uma análise preditiva e controlar de forma mais segura investimentos e despesas. 

Então, a partir de um levantamento de dados, pode-se gerenciar recursos, prever quais serão os maiores gastos e como reduzi-los estrategicamente. 

Manutenção preventiva 

Mencionamos anteriormente que uma das vantagens no controle de frotas é a diminuição dos gastos com a manutenção e citamos como exemplo, a manutenção preditiva.

Vamos agora falar de um outro tipo, a manutenção preventiva, que tem como finalidade checar regularmente os componentes de máquinas e equipamentos.

Este tipo de manutenção é vantajosa, pois é capaz de antecipar problemas, evitar tanto o desgaste desnecessário nas máquinas quanto gastos de emergência, além de prevenir acidentes

Entretanto, realizar uma manutenção preventiva realmente eficiente requer um grande volume de informações e é justamente nesse ponto que o Moki entra novamente para ajudar a sua empresa.

Através de um sistema robusto de checklists, o Moki organiza informações, armazena registros, auxiliando no caráter preventivo da manutenção, uma vez que ele otimiza as inspeções e a checagem de gatilhos (tais como tempo estipulado entre as manutenções e desempenho da capacidade produtiva). 

Estabelecimento de metas

Se o objetivo de sua empresa é ter um caminho de sucesso e lucratividade, então ela precisa estar atenta às exigências do mercado e saber realizar um bom planejamento.  

Aliás, traçar metas é fundamental para se obter uma gestão ainda mais eficiente, com resultados cada vez mais satisfatórios.

Por exemplo, ao utilizar dados com informações do quanto se gasta com combustível, manutenção e pedágios é possível estabelecer metas financeiras. 

Com o Moki, você pode criar planos de ação que ajudarão o seu negócio a cumprir metas pré estabelecidas, trazendo resultados incríveis para a sua gestão e um controle de frotas bem sucedido

Controle e avaliação dos motoristas 

O Moki também te ajuda a estabelecer critérios para controle e avaliação de motoristas. 

Por conta de suas diversas funcionalidades, os gestores podem acompanhar cada motorista e definir quais serão os indicadores de produtividade avaliados, tais como multas recebidas, entregas realizadas, faltas, entre outros. 

Ilustração de um computador com uma tela cheia de gráficos e uma lupa em sua frente.

Solicite uma demonstração do Moki e veja como otimizar a logística da sua empresa!

Conclusão

Em resumo, vimos no artigo de hoje que não importa a quantidade de carros ou caminhões que sua empresa possua.

Ao utilizar veículos para transporte de pessoas ou mercadorias, é imprescindível estar atento a como realizar uma boa gestão de controle de frotas. 

Somente desta forma será possível alcançar operações mais práticas e eficientes, além de reduzir os custos e tempo.

Outro ponto que abordamos foi como a tecnologia do Moki pode auxiliar os líderes de negócios a concentrar seus esforços em estratégias que potencializem a gestão e tragam resultados incríveis para sua empresa!

Veja também:

Quer saber mais?

Entre em contato e marque uma apresentação do produto!

Gostou do post? Compartilhe!

0 0 votes
Article Rating
Inscreva-se
Notificar quando houver
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Pesquisar

Receba nossos conteúdos!

Receba nossos conteúdos!

Posts mais populares
Ninja faixa preta dando um chute no ar

Será que você tem uma operação faixa preta?

Faça um diagnóstico de maturidade gratuito e receba dicas para se tornar um ninja em seu negócio!

Siga nossas redes
Saiba mais
Rolar para cima