O segredo de como organizar prateleiras de supermercado é também o segredo do sucesso da sua operação. 

A setorização de supermercado – maneira como as gôndolas são dispostas e os produtos são distribuídos – é um fator estratégico e decisivo para o resultado do seu negócio.

Nesse artigo você vai descobrir dicas de como fidelizar um cliente a seu supermercado ou mercearia

Além de conhecer como a organização do seu espaço e como organizar prateleiras de supermercado pode ser crucial para atingir seus objetivos.

Garanta a organização das prateleiras do seu supermercado e previna perdas com o Moki Checklist.

Como organizar prateleiras de supermercado?

Para saber como organizar prateleiras de supermercado, a primeira coisa que você precisa saber é quem é o seu consumidor e quais são seus produtos mais rentáveis, usando uma boa metodologia de gestão de estoque.

A partir disso, basta seguir esses passos:

1. Analisar seu checklist de Gestão de Estoque

Esteja a par de quais são os seus produtos carros-chefe – 20% dos produtos responsáveis por 80% do seu resultado – para saber como organizar prateleiras de supermercado. 

Acompanhe de perto o estoque e o giro desses produtos, garantindo o sortimento e disponibilidade destes produtos para o seu cliente. 

2. Conhecer os produtos notáveis e os produtos-destino para o seu consumidor

Antes de pensar em como organizar prateleiras de supermercado, saiba quais são os produtos indispensáveis para os seus clientes, ou seja, aqueles que eles procuram e não abrem mão da marca e aqueles que eles sabem o preço de cabeça, sem pensar duas vezes.

3. Definir os níveis de organização das prateleiras

Com os itens anteriores em mente, organize e distribua os produtos nas gôndolas e setores do mercado, guiando o seu consumidor a ver o que você quer que ele veja durante sua visita. 

A definição de como montar seções de supermercado é equivalente a ter um vendedor experiente apresentando os produtos a um cliente.

Setorização: como montar seções de supermercado?

A setorização de supermercado é o uso estratégico do espaço com o objetivo de influenciar a experiência do cliente

A maneira como os clientes interagem com os produtos impacta seu comportamento de compra. Os dois principais componentes a considerar são: o layout da loja e o fluxo de clientes.

Elaborar um planograma

Prepare um documento com o planejamento do layout das gôndolas do supermercado.

Nesse documento são definidas a localização de cada categoria de produto, a distribuição das marcas concorrentes e o posicionamento para prevenção de perdas, com indicações para os funcionários de reposição de produtos. 

Identificar os pontos de maior circulação

setorização supermercado: avalie pontos de maior circulação

O segredo aqui é observar seus clientes. De acordo com a distribuição do layout do seu mercado, seu cliente irá circular pelo espaço de maneira diferente.

Observe e descubra quais são as áreas mais movimentadas e os espaços com menor movimento

Associe essa informação com os dados de rotatividade de seus produtos e pronto: você proporcionará ao seu cliente uma visita guiada, sem que ele perceba!

Localizar os pontos estratégicos

Ao pensar na setorização de supermercado é importante estabelecer os pontos estratégicos. Alguns setores do supermercado são paradas obrigatórias.

Então, pense em como montar seções de supermercado como hortifrúti, açougue e padaria, como se estivesse desenhando um mapa do tesouro. 

O caminho para chegar a essas seções é valioso e os produtos que estiverem nele devem ser sempre bem pensados. 

Escolher e setorizar os modelos de organização das gôndolas

Pensar em detalhes: como arrumar prateleiras de perfumaria, como destacar as marcas com maior margem de faturamento, como posicionar os produtos notáveis…

Nenhum item do seu inventário é pouco importante. Se cada produto estiver no tipo de gôndola certa e no posicionamento ideal do layout, sua operação vai decolar.

Por isso é fundamental manter uma rotina de verificação para garantir a exposição correta dos produtos no PDV. 

O uso de um checklist digital facilita o acompanhamento da execução e otimiza o trabalho ao possibilitar que planos de ação sejam compartilhados rapidamente para correção de não conformidades.

Quais são os produtos notáveis de um supermercado?

Os produtos notáveis do supermercado são as marcas específicas de escolha do cliente para produtos de primeira necessidade e devem estar no seu foco quando pensar em como organizar prateleiras de supermercado.

  • Produtos notáveis de mercearia: arroz, feijão, macarrão, café, achocolatado, entre outros.
  • Produtos notáveis de hortifrúti: batata, alho, cebola, tomate, ovos, banana, maçã.
  • Outros produtos essenciais que o cliente geralmente procura: cortes de carne específicos, sabão em pó e produtos de limpeza de primeira escolha.

Como organizar as gôndolas de um supermercado?

Saber como organizar prateleiras de supermercado, ajuda o varejista a fazer um melhor display de seus produtos e adequar a exibição aos objetivos imediatos do negócio.

Vertical

Garante um bom impacto visual e permite que o cliente observe os produtos a distância, enquanto caminha pela loja.

organização vertical gôndolas de supermercado

Horizontal

Pode ser a opção de escolha para refrigeradores, mas apresenta problemas e é menos utilizada porque dificulta a visualização dos produtos.

organização horizontal gôndolas de supermercado

Em blocos

Agrupa os produtos por marca ou tipo, simplificando a promoção da marca ou facilitando a comparação de preços pelos clientes.

Essa é uma opção que pode ser usada ao considerar como arrumar prateleiras de perfumaria, por exemplo.

organização em blocos gôndolas de supermercado

Por datas sazonais

Sortimento de produtos focados em datas comemorativas como festa junina, Natal e carnaval. Facilita a visualização e estimula a compra de itens adicionais.

organização sazonal gôndolas de supermercado

Bônus: como organizar uma mercearia pequena?

Se você procura saber como organizar uma mercearia pequena, está de olho no negócio certo! 

Responsável por 6% do PIB nacional, o comércio de minimercados responde por 35% das vendas do setor supermercadista, segundo pesquisa realizada pelo SEBRAE.

O segredo do sucesso de como organizar uma mercearia pequena é:

Planejamento do negócio

Todo negócio de sucesso se inicia com planejamento. Comece com a análise das forças e fraquezas da sua ideia e chegue nos detalhes, até mesmo como arrumar prateleiras de perfumaria. 

Especialistas garantem que quando o assunto é mercearia, mesmo que o resultado seja menor que o esperado é pouco provável que você tenha prejuízo.

Localização bem pensada

Pense no público alvo que você deseja atingir e considere os estabelecimentos concorrentes.

Analise a infraestrutura, o acesso do local, o número de passantes e mantenha o olho no futuro, imaginando se existe espaço para expandir.

Acordo com bons fornecedores

Seus fornecedores serão seus maiores aliados para o sucesso.

A partir da negociação com os fornecedores você poderá trabalhar melhor a sua margem de preço e manter um bom sortimento de produtos para deixar o cliente satisfeito, garantindo a sua fidelização.

Conclusão

Agora que você já sabe como organizar prateleiras de supermercado, montar seções, fazer uma boa setorização e até mesmo como montar uma mercearia, comece a organizar suas prioridades.

Crie um checklist com o que você precisa fazer hoje para alcançar seus objetivos, maximizar os seus resultados e garantir a qualidade dos seus serviços.