No final dos anos 80, o Grupo Mantiqueira deu início às suas atividades e hoje conta com 2.100 colaboradores, atendendo ao mercado nacional e internacional. Atua nas áreas da pecuária, agricultura, condicionamento de solo e avicultura. O grupo criou a primeira granja totalmente automatizada do país e possui a maior produção de ovos da América Latina.

Manter o controle da produção de cada uma dessas áreas era um desafio para o grupo. Garantir que todos os processos fossem feitos de maneira correta, para manter um controle de qualidade eficiente e seguro, exigia rapidez na difusão das informações e formas fáceis de visualização de dados para que estes pudessem ser utilizados para embasar decisões.

Em 2015 o grupo passou a utilizar o Moki para otimizar processos de controle de produção. Após algum tempo de uso, foram registrados significativos ganhos na área de segurança patrimonial.

“Com o Moki passamos a realizar checklists para encontrar não-conformidades, monitorar detalhadamente o que deveria e, mais importante, o que não deveria acontecer nos locais de trabalho, para garantir a segurança das condições de serviço e do comportamento dos funcionários. Logo, criamos questionários padronizados para cada unidade, porém adequados às particularidades individuais dessas unidades”, explica o Gerente Cooperativo de Patrimônio do grupo.

O acompanhamento de tudo que acontece na empresa, o que se deu principalmente por meio de evidências fotográficas, diminuiu casos de perdas com o monitoramento de cercas, por exemplo.

“A rápida identificação de qualquer situação de irregularidade, permite que a tomada de decisões seja ágil e assertiva, abrindo caminhos para que melhorias sejam alcançadas. Além disso, o sistema possibilitou o monitoramento de galpões, o que ajudou a traçar rotinas de prioridades”, ressalta o Gerente, que afirma “O Moki é uma ferramenta brilhante para o agronegócio!”.

A junção do Moki com os profissionais do grupo gerou transformações em suas unidades, padronizando e otimizando processos, resultando em mudanças de planejamento e gestão. O sistema é versátil e seu objetivo é transformar a realidade de empresas, permitindo o cruzamento de informações com indicadores e a visualização rápida e prática de resultados por meio de relatórios personalizáveis.

COMPARTILHE: